Mdic e a Apex-Brasil criam ferramenta que facilita as informações sobre mercados
A ferramenta virtual faz parte do Plano Nacional de Exportações busca identificar e definir mercados prioritários para as exportações brasileiras, assim como encontrar oportunidades setoriais para diversificação da pauta exportadora 18/07/2015 às 16:16
Os empreendedores interessados em exportar seus produtos e serviços ganharam uma ferramenta que promete facilitar a empreitada de expansão de mercado pelo mundo.
Trata-se do Mapa Estratégico de Mercados e Oportunidades Comerciais criado em conjunto pelo Ministério do Desenvolvimento Indústria e Comércio Exterior (Mdic) e pela Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil).
A ferramenta virtual faz parte do Plano Nacional de Exportações busca identificar e definir mercados prioritários para as exportações brasileiras, assim como encontrar oportunidades setoriais para diversificação da pauta exportadora.
“A ferramenta é fundamental para que as empresas brasileiras aumentem a presença nos mercados selecionados no Plano. Este mapa permite que as empresas que já exportam, ou que pretendem acessar mercados externos, disponham de dados para planejar e executar sua atividade exportadora”, avaliou o titular do Mdic, Armando Monteiro.
Funcionamento
De acordo com a Apex-Brasil, a pequena e média empresa que consultar o mapa, terá acesso à informações de 32 mercados ao redor do mundo. Ao digitar o produto ou serviço que deseja consultar, o empreendedor tem como saber, por exemplo, em quais regiões há demanda para seu negócio e qual o nível de importação deste produto ou serviço para o País.
“O empresário precisa enxergar o mapeamento online como um primeiro passo rumo à comercialização de seus produtos no exterior”, afirma o presidente da Apex-Brasil, David Barioni.
Amazonas
Além do mapa disponibilizado, em breve, o empresário amazonense terá ainda o reforço de duas outras ferramentas. De acordo com o gerente executivo do Centro da Internacional de Negócios (CIN/ Fieam), Marcelo Lima, dois produtos desenvolvidos em convênio com a Apex estão em fase de finalização.
“Será algo mais exclusivo para o empresário amazonense. Ele vai poder saber, por exemplo, quem são os seus importadores em potencial, qual a demanda e as barreiras comerciais”, detalha.
O primeiro é o Euromonitor, uma ferramenta de inteligência comercial que vai disponibilizar estudos com informações aprofundadas sobre os mercados da América Latina ao empresário local.
O segundo é o Enterprise European Network (EEN), uma rede social nos moldes do Facebook que quer colocar as empresas amazonenses numa espécie de vitrine virtual.
“Por enquanto, para ter acesso às ferramentas, os interessados devem entrar em contato com o CIN pelo telefone 3186-6511”, avisa Lima.
+ Cotidiano
-
Sessenta cães são abandonados em ramal de Manacapuru
-
Por razões de saúde, STF concede prisão domiciliar a...
-
Ministro manda nova ação sobre 2ª instância para ple...
-
Temer assina decreto autorizando estudos sobre priva...
-
Prazo de inscrições para Especialização em Direito M...
-
Brasil avança no controle contra lavagem de dinheiro...
-
Confiança do empresário recua pela primeira vez após...
-
MPF pede que Ibama indefira exploração de petróleo n...
-
Petrobras quer reduzir participação em refino com pa...
Veja também
- Confiança do empresário recua pela primeira vez após oito meses
- Conheça os riscos por trás do cheque especial
- Embrapa cria app para ajudar agricultores na adubação do solo
- Brasileiro é o que menos mente na hora de preparar currículo ou Linkedin
- Ricos receberam 36 vezes acima do que ganharam os pobres em 2017, diz IBGE
- Motorista de app é sequestrado e fica cinco horas presenciando assaltos
- Sinetram recua e permite pagamento em dinheiro para cinco linhas
- Susam adota aplicativo que acompanha agendamento de consultas