Publicidade
Cotidiano
Notícias

Medida anti spam pode trazer problema no envio de emails para usuários brasileiros

Comitê Gestor da Internet no Brasil determina mudança na configuração de envio e recebimento de emails e pode afetar usuários do Outlook, Windows Mail e Apple Mail. 26/12/2012 às 20:10
Show 1
Mudança na configuração de envio e recebimento de emails no Brasil pode trazer dor de cabeça a usuários
acritica.com Manaus (AM)

Usuários do Outlook, Apple Mail e Windows Mail podem ter problemas no serviço de envio de mensagens a partir do dia 1º de janeiro. Isto porque o Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI) determinou nesta quarta-feira (26) mudanças na configuração do sistema de envio de emails visando diminuir a circulação de spams no país.

A mudança é na porta de liberação das mensagens que passará da número 25 para a 587. Esta última confere o login e a senha do usuário antes de enviar o email, o que dificulta a ação de hackers que se utilizam de máquinas zumbis para enviar spams por meio de email de terceiros.

Mudando a configuração
Para evitar que seu email seja bloqueado, à partir do ano que vem, o usuário precisa mudar a configuração de seu programa. No Outlook por exemplo, basta ir até  a aba superior do programa e escolher a opção 'configuração de e-mail' e selecionar a opção 'porta de saída'. Estando dentro deste campo, é necessário trocar o número 25 para 578.

Usuários de contas normais de email que possuam site próprio, como Gmail, Yahoo e outros, não devem sentir qualquer mudança no envio e recebimento de mensagens com a nova medida.