Publicidade
Cotidiano
Notícias

Membros do instituto de tecnologia de Massachusetts vão começar estudos sobre o Prosamim em Manaus

Os resultados da investigação serão apresentados futuramente à UN-HABITAT- aclamado Fórum Urbano Mundial 6, a ser realizado em setembro de 2012 20/07/2012 às 10:23
Show 1
Os visitantes estarão reunidos na sede da Unidade de Gerenciamento do Prosamim, para discutir o sucesso do projeto e as futuras perspectivas do Programa com a coordenação e os gestores das principais áreas do Prosamim.
acritica.com Manaus

A partir desta sexta-feira (20) até domingo 29 de julho, o Projeto Social e Ambiental dos Igarapés de Manaus (PROSAMIM) estará recebendo três membros do Instituto de Tecnologia de Massachusetts, que é um centro universitário privado de educação e pesquisa, que fica localizado em Cambridge, nos Estados Unidos.

O MIT é um dos líderes mundiais em ciência e tecnologia, bem como outros campos como administração,economia, linguística, ciência política e filosofia. O Instituto já produziu 70 Prêmios Nobel.

A equipe é composta pelo PhD em Sistemas Sustentáveis, Vasco Portugal, e pelos Mestres Layla Shaikley (Ciências de Arquitetura) e Caleb Harper (Arquitetura e Desenvolvimento). Os visitantes são  três dos  melhores investigadores,de área, especialistas em diferentes aspetos de habitação e restabelecimento urbano. O principal objetivo da visita é compreender o Programa e entender como este modelo  pode  ser replicado em diferentes contextos.

Os  membros do MIT farão um estudo sobre o projeto habitacional e cada um dos estágios de desenvolvimento do Programa, por meio de análise de documentos físicos (plantas, cortes, descrição de intenções), conceito do projeto, visita a locais de intervenção de obras e também a algumas unidades de habitação. Além disso, irão participar de uma discussão aberta com alguns membros da comunidade beneficiada.

Nesta sexta-feira, dia 20,  os visitantes estarão reunidos, na sede da Unidade de Gerenciamento do programa social, para discutir o sucesso do projeto e as futuras perspetivas do Programa com a coordenação e os gestores das principais áreas do Prosamim.

Os resultados da investigação serão apresentados futuramente à UN-HABITAT- aclamado Fórum Urbano Mundial 6 (unhabitat.org/wuf), a ser realizado em setembro de 2012. 

A coordenação do programa social analisa que esta é mais uma grande oportunidade para apresentar internacionalmente o Programa, como experiência pioneira, implantada na cidade de Manaus, e que tem sido  referência para outros países.