Publicidade
Cotidiano
Notícias

Mercado da bola: Confira quem o seu clube contratou para 2012

Clubes foram os que mais contrataram; equipes de massa como Fla e Palmeiras seguem lentos e chinês do Timão é o 'destaque' 03/01/2012 às 07:14
Show 1
Wagner, Cortês e Kleber mudaram de time para 2012
Lancenet! Rio de Janeiro (RJ)

Nem Rio, nem São Paulo. Os três clubes que mais se reforçaram até agora estão longe do centro financeiro do futebol brasileiro: Grêmio, Coritiba e Cruzeiro contrataram, até agora, sete jogadores. Além das novidades para esta temporada, transações amarradas, como o caso Montillo, prometem se tornar uma verdadeira novela e se arrastar por semanas nesta época de contratações.

Com o início de 2012, o LANCENET! faz um balanço do vaivém, mostrando quem mais contratou e quém ainda está engatinhando na hora de reforçar o elenco. Confira!

No Tricolor Gaúcho, os recém-chegados Kleber Gladiador e Marcelo Moreno são os nomes de impacto. Além dos atacantes, Léo Gago, Sorondo, Douglas e Marco Antônio já chegaram para reforçar a equipe em 2012. O Coxa trouxe jogadores como os meias Emerson, do Grêmio, Lincoln, ex-Palmeiras e Renan Oliveira, do Atlético-MG. Destaque do Avaí, o volante Junior Urso também acertou com o clube paranaense.

Já o Cruzeiro, apesar do número expressivo de acertos, ainda não fechou com nenhum nome de destaque. Vieram o volante Amaral, o lateral Gilson e os zagueiros Thiago Carvalho e Mateus. Para os celestes, o principal assunto sobre o mercado da bola é a possível saída de Montillo. As tratativas pelo meia, destaque em 2011, prometem ser a principal disputa neste período de transferências. Por enquanto, o Corinthians segue sonhando com o craque. O rival São Paulo segue por fora.

Recém-chegados da segundona, Ponte Preta e Sport acertaram seis reforços cada para a disputa da Série A. Destaque para Lauro, goleiro do Internacional, e o volante Willian Magrão, do Grêmio, que vão jogar pela Macaca em 2012. No Leão, Diogo, ex-Flu, e Rivaldo, que atuou pelo Palmeiras, foram os mais novos reforços.

VAIVÉM: Confira como anda o mercado da bola

Náutico e Portuguesa, que também conquistaram o acesso, seguem se reforçando. O Alvirrubro trouxe o volante Lenon, ex-Flamengo, e o lateral-direito Marquinho, do Fluminense. Já a Lusa, campeã da Série B em 2011, por enquanto, acertou com o goleiro Rodrigo Calaça, ex-Sport, o volante Léo Silva, que estava no Americana e os atacantes Rafael Oliveira, ex-Paysandu, e Vandinho.

Correndo por fora, dois dos grandes clubes de São Paulo aparecem com cinco contratações cada: o Corinthians fechou com o zagueiro Felipe, do Bragantino e com o atacante Gilsinho, do Jubilo Iwata (JAP). Mas o nome mais inusitado foi o chinês Chen Zhi-Zhao, do Nanchang Hengyuan (CHI), anunciado no domingo pelo clube. Já o Tricolor paulista apresentou um pacotão no fim do ano e foi quem mais contratou entre os quatro grandes do estado: chegaram o lateral-esquerdo Cortês, ex-Botafogo; o zagueiro Edson Silva e o meia Maicon, ambos do Figueirense; Fabrício, volante do Cruzeiro e Paulo Miranda, zagueiro, ex-Bahia.

Destaque da última temporada, o Figueirense é um dos clubes que mais perdeu jogadores no mercado nacional até aqui: seis jogadores já deixaram a equipe catarinense, que contratou outros cinco para se reforçar e tentar repetir o excelente desempenho de 2011. Entre os contratados, estão o lateral-esquerdo Guilherme Santos e o volante Toró, ambos do Atlético-MG.

O primeiro representante do Rio no ranking é o Botafogo. Além do novo comandante, Oswaldo de Oliveira, o clube trouxe mais três reforços. Destaque para o meia Andrezinho, ex-Internacional. O Bahia renovou com Lulinha e Souza, do Corinthians, e também garantiu quatro reforços para a próxima temporada.

O Fluminense, que já havia acertado com o meia Wagner no ano passado, entra em 2012 com outras duas contratações: o lateral Bruno, ex-Figueirense, e o zagueiro Anderson, que atuou no Atlético-GO em 2011. O Dragão, aliás, trouxe até agora apenas dois atletas para o seu elenco.

Entre os clubes que menos se reforçaram estão seis grandes do futebol nacional. Atlético-MG e Internacional acertaram apenas dois reforços cada. O Galo repatriou o meia Danilinho, após passagem pelo futebol mexicano, e acertou com o volante Leandro Donizete, ex-Coritiba. Já o Inter, tirou Dagoberto do São Paulo para formar dupla com Leandro Damião e acertou com o lateral-esquerdo Fabrício, da Portuguesa.

O Vasco, além da compra do meia Bernardo, um dos destaques da equipe em 2011, acertou com o zagueiro Rodolfo e está praticamente fechado com o lateral Thiago Feltri. O carioca que menos contratou até agora foi o Flamengo. O clube trouxe o lateral Magal, ex-Americana, e conseguiu a permanência de Ronaldinho, mas pode perder Thiago Neves. Os zagueiros Juan e Bolívar e o atacante Vagner Love seguem nos planos.

Correndo por fora, Palmeiras e Santos sacramentaram apenas uma negociação cada. O Verdão trouxe o lateral-esquerdo Juninho, que pertencia ao Figueirense. Já o Santos, acertou com o lateral-direito Jonas, do Coritiba.