Publicidade
Cotidiano
Notícias

Moradores buscam inspiração em ensinamentos cristãos para manter comunidade de Manaus

O bairro Jesus Me Deu, que surgiu de uma invasão, abriga diversas famílias que vivem pela fé, união e resistência de toda comunidade 24/12/2012 às 11:14
Show 1
Comunidade reanima, no período natalino, a solidariedade que deu origem ao bairro inspirada no exemplo de Cristo
Luciana Santos ---

A união e o amor ao próximo são ensinamentos cristãos que ganham especial destaque no Natal. Bairro com o nome que remete ao grande homenageado deste período, o Jesus Me Deu, localizado na Zona Norte, possui em sua história exemplos de conquistas que são fruto do empenho dos moradores na busca por melhores condições de vida para todos que ali vivem.

A própria resistência em se manter no local quando iniciada a invasão em 2002 pode ser citada como o primeiro momento em que todos tiveram que dar as mãos para conquistar um objetivo comum. Naquele momento, também não existia qualquer infraestrutura na área e a falta d’água era outro obstáculo. “Só melhorou quando abriram um poço e todos passaram a pegar água lá”, conta a moradora Elinete Fonseca, que vivenciou todo esse processo de nascimento do bairro. “O bairro mudou bastante. Conseguimos luz, água encanada, posto de saúde, escolas de tempo integral, quadra de esportes e, depois do Ronda no Bairro, redução dos assaltos”, afirma.

Elinete cita como outro momento de união da comunidade, ainda no período do nascimento da invasão, a construção da Igreja Católica do bairro, a Nossa Senhora Aparecida. Segundo a moradora, o medo de perder a nova moradia, atordoava a todos e essa apreensão os motivou a criar um espaço onde pudessem se unir.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).