Publicidade
Cotidiano
Notícias

Moradores da zona norte recebem informações sobre atuação do Ronda no Bairro

Cada viatura do Ronda no Bairro é responsável pelo patrulhamento ostensivo de caráter preventivo em uma área delimitada e a inicitiava de distribuir os informativos com fotos e imãs com números de telefone tem objetivo de aproximar os moradores dos policiais. 24/02/2012 às 20:55
Show 1
Policiais do Ronda no Bairro entregam folheto informativo e imã com números de telefone.
ACRITICA.COM Manaus

Moradores da zona norte de Manaus receberam, hoje, em suas residências folhetos informativos do programa Ronda no Bairro com os números telefônicos exclusivos das viaturas e a fotografia dos policiais militares responsáveis pelo patrulhamento nos dez bairros onde o programa está implantado.

A entrega do material informativo para os moradores da zona Norte foi feita pelos policiais militares, nesta sexta-feira (24), durante o patrulhamento de rotina realizado nas ruas dos bairros. Além da publicação, também foi entregue um ímã com o número do telefone das viaturas. Assim que recebeu o material, a dona de casa Maria Célia dos Santos, 47, fixou o ímã na geladeira da residência para que toda a família tenha acesso em uma situação de emergência.

“A gente vê os carros da polícia passando o tempo inteiro, entrando de rua em rua, e eu já sabia que cada viatura tinha um número de telefone direto, mas ainda não tinha conseguido decorar. Agora, vai ficar melhor. Tenho esse número em mãos e em uma necessidade por aqui, a gente pode ligar”, disse a moradora da Cidade Nova I.

Em uma semana de operação, o Ronda no Bairro conseguiu reduzir em 8% o índice de criminalidade nos dez bairros da zona Norte da cidade, segundo dados da SSP. Os indicadores referem-se ao quantitativo de homicídio, latrocínio, tentativa de homicídio, estupro, roubo e furto.

Cada viatura do Ronda no Bairro é responsável pelo patrulhamento ostensivo de caráter preventivo em uma área delimitada em trechos de até três quilômetros. Além disso, as forças táticas dos Dips, também reequipadas com novas viaturas e dotadas de novos armamentos atuam em ações específicas de repressão da violência. Em situações de maior gravidade, os bairros são atendidos ainda pelo efetivo da Ronda Ostensiva Cândido Mariano (Rocam) e das Delegacias Especializadas da Polícia Civil.

Ronda no Bairro
O programa foi lançado pelo governador Omar Aziz, na última quinta-feira, inaugurando um dos maiores investimentos na reestruturação e modernização das forças de segurança pública do Estado. Para o Ronda no Bairro, o Governo do Estado já realizou investimentos superiores a R$ 300 milhões no sistema estadual de segurança pública.

Entre os investimentos para implantação do Ronda no Bairro na zona Norte, o Governo do Estado reforçou o efetivo com mais 1.679 policiais civis e militares na área, construiu dois novos Distritos Integrados de Polícia (DIP’s) e disponibilizou 82 motos e 53 viaturas policiais com equipamento embarcado, dotadas com cinco câmeras e GPS (Sistema de Posicionamento Global) interligados ao Ciops, telefone celular, tablet, ponto biométrico e radiocomunicação. Além de monitorar toda a atividade do policial que está na rua, a tecnologia embarcada nas viaturas permite a realização dos procedimentos de registro de ocorrências e identificação do cidadão.