Publicidade
Cotidiano
Notícias

Moradores reclamam do lixo e lama nas ruas de Ipixuna (AM)

Além da precariedade na pavimentação das ruas, eles reclamam também, da falta de coleta do lixo e do fornecimento de energia elétrica irregular 21/03/2012 às 11:07
Show 1
Moradores se irritam quando precisam se locomover em Ipixuna (AM)
Thiago Gonçalves Manaus (AM)

Moradores do município de Ipixuna (distante a 1.368 km de Manaus) denunciam o descaso por parte da prefeitura municipal com a infraestrutura de vias públicas em várias partes do município. As fotografias enviadas por eles dão conta de que o município enfrenta uma situação de abandono. Além da precariedade na pavimentação das ruas, eles reclamam também, da falta de coleta do lixo e do fornecimento de energia elétrica irregular.

De acordo com uma moradora, que preferiu não se identificar por temer represálias, a população do município vem sofrendo com a falta de infraestrutura nas ruas dos bairros. “A locomoção é uma dificuldade diária para quem precisa trabalhar e estudar. Andar nesse município é quase impossível, tudo cheio de lama e muito lixo, a prefeita (Ana Maria Farias de Oliveira – DEM) pouco se importa com a nossa situação”, afirmou.

A moradora acrescentou ainda que quando procurada na sede da prefeitura, a prefeita pede para a sua secretária informar que ela viajou à capital (Manaus) com a finalidade de buscar recursos junto ao governo do Estado. “Toda a vez que a gente vai na prefeitura ela pede pra secretária dizer que ela foi pra Manaus pedir ajuda do governador, para resolver os problemas daqui do município. Mas, ela está lá sim, escondida, contou.

Segundo o chefe de gabinete da prefeitura de Ipixuna, Anízio Saturmino Evangelista, o trabalho de “tapa-buracos” das ruas da cidade foi interrompido devido o período chuvoso na região. “Estamos utilizando recursos próprios para o recapeamento emergencial das ruas de Ipixuna, mas por causa das chuvas que têm sido constantes demos uma pausa nos trabalhos”, alegou. Sobre o acúmulo de lixo denunciado pelos moradores, ele disse que a coleta é feita dentro da normalidade.

Apagões

Conforme as denúncias dos moradores, o município também sofre com a falta de energia elétrica. Segundo eles, o racionamento vem ocorrendo durante a noite.

A prefeitura de Ipixuna informou que a situação de energia elétrica da cidade está sendo solucionada. “Dois geradores da usina termelétrica do município apresentaram problemas e já recebem manutenção. Estamos com uma equipe de seis técnicos da Amazonas Energia à frente dos procedimentos", garantiu o chefe de gabinete.

O município de Ipixuna possui 22.254 habitantes. Só em 2009, a prefeitura recebeu R$ 300 mil para obras de pavimentação, calçada, meio fio e sarjeta, de acordo com os dados do Portal da Transparência do Governo Federal.