Publicidade
Cotidiano
Notícias

Mostra de design reúne peças de arte baseada em Jorge Amado e Nelson Rodrigues

Trabalho de alunos de Design da Fucapi integra programação do 2º Sarau Cultural de Itacoatiara. A proposta da Mostra 'Cem Jorge, Cem Nelson' foi recriar pôsteres para as obras e romances de Jorge Amado e Nelson Rodrigues, relembrando o centenários dos dois artistas. 28/11/2012 às 19:20
Show 1
Mostra apresenta cartazes que recriam obras de Jorge Amado e Nelson Rodrigues
acritica.com Manaus (AM)

A exposição que comemora os 100 anos de dois grandes autores brasileiros “Cem Jorge Amado, Cem Nelson Rodrigues”, produzida por alunos de Design da Faculdade Fucapi, irá para Itacoatiara, a 176 quilômetros de Manaus, no Centro Cultural Velha Serpa, Rua Borba, bairro Pedreiras.

A mostra será uma das atrações do 2º Sarau Cultural, no dia 1º de dezembro, sábado, às 19h30 e ainda conta com show de Celdo Braga, recital de poesias, consulta aos livros do centro cultural e apresentação de documentários regionais fazem parte da programação do evento.

Sobre a mostra

No total, são mais de 30 cartazes, destes, 24 em exposição na velha Serpa, representando posters de filmes baseados nas obras consagradas da dupla, tais como: Tieta do Agreste, Jubiabá, Mar Morto, Capitães de Areia e Tereza Batista Cansada de Guerra (de Amado); e A Falecida, Traição, O Beijo, Bonitinha mas Ordinária, A Dama da Lotação, Vestido de Noiva (de Nelson Rodrigues).

O desafio imposto aos alunos era imprimir uma leitura visual em obras, particularmente as mais antigas, cuja parte gráfica não foi tão enfatizada devido ao seu ‘peso’ literário (peças teatrais ou livros). A turma da manhã ficou responsável pelas obras de Jorge Amado e a da noite pelas de Nelson Rodrigues.