Publicidade
Cotidiano
Notícias

Movimento no comércio em todo o país cai 2% em novembro

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país caiu 2% em novembro ante outubro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Na comparação com novembro do ano passado, o movimento no comércio cresceu 8,9%.  05/12/2012 às 09:31
Show 1
Volume de vendas do comércio amazonense caiu em maio -11,1% neste mês
Flávia Albuquerque /Agência Brasil ---

O movimento dos consumidores nas lojas em todo o país caiu 2% em novembro ante outubro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio. Na comparação com novembro do ano passado, o movimento no comércio cresceu 8,9%. No acumulado de janeiro a novembro, houve expansão de 9,4% ante o mesmo período do ano passado.

O recuo foi observado em todas as atividades de comércio, principalmente pela existência de três feriados no mês. Segundo a pesquisa, os setores menos afetados foram os de combustíveis e lubrificantes (-1%) e o de supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,2%).

De acordo com a análise da entidade, o desempenho negativo em novembro foi influenciado pela queda de 5,6% no movimento dos consumidores nas lojas de veículos, motos e peças, que ainda não se recuperou do forte movimento de antecipação ocorrido em agosto, período previsto para o fim dos incentivos de redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI).