MPF cobra mudanças em favor da saúde indígena
O objetivo da ação é garantir a recuperação das comunidades, promovendo o ajuizamento de ações civis públicas e recomendações a órgãos públicos da área de saúde indígena 10/12/2012 às 11:39
No Dia Internacional dos Direitos Humanos, os grupos indígenas não foram esquecidos e o Ministério Público Federal do Amazonas (MPF-AM) divulgou na manhã desta segunda-feira (10), os resultados das atividades realizadas em todo o país pelo chamado Dia ‘D’ da Saúde Indígena.
O objetivo principal da ação promovida pelo MPF é garantir aos povos indígenas a recuperação das comunidades, promovendo o ajuizamento de ações civis públicas e recomendações a órgãos públicos da área de saúde indígena.
De acordo com a coordenadora da Câmara das Populações Indígenas do MPF, Deborah Duprat, os sistemas deficitários prejudicam o atendimento aos índios, incluindo a falta de medicamentos, médicos, enfermeiros, transporte e estruturas físicas.
Entre as recomendações, estão pedidos encaminhados à Secretaria Especial de Saúde Indígena (Sesai) para que o órgão atenda os índios que moram em áreas não demarcadas, além de promover a construção de postos de saúde em aldeias e a devida prestação de contas dos recursos do Incentivo de Atenção Básica aos Povos Indígenas (IAB-PI).
Para o procurador da República no Amazonas, Júlio José Araújo Júnior, “a Sesai representa uma grande conquista para os povos indígenas, mas o problema que se constata é que, passados mais de dois anos desde essa mudança, não se veem resultados. Pelo contrário, a situação piorou, pois não tem sido feita boa gestão dos recursos”.
O procurador também afirma que a recusa do atendimento aos indígenas que vivem em aldeias não regularizadas ou demarcadas é injustificável, sendo necessária a ação pública para que a Sesai reveja o seu posicionamento no atendimento.
Outra exigência requerida por parte do poder público é o fornecimento de medicamentos e tratamento de água nas aldeias e a melhoria da estrutura da Casa de Apoio à Saúde do Índio (Casai).
+ Cotidiano
-
Operadoras de celular perderam mais de 7 milhões de ...
-
PC prende cinco pessoas e apreende armas e motos em ...
-
Preço do frango pode cair no Brasil após embargo da ...
-
Concurso da PF com 500 vagas para delegados e agente...
-
Ministro do STJ envia ao Supremo recurso de Lula par...
-
Fachin libera denúncia da PGR contra Geddel e parent...
-
Policiais falam sobre arriscar a vida fora do horári...
-
Sessenta cães são abandonados em ramal de Manacapuru
-
Por razões de saúde, STF concede prisão domiciliar a...
Veja também
- MPF pede que Ibama indefira exploração de petróleo na foz do AM
- Cunha, Geddel, Alves e Loures viram réus em inquérito sobre quadrilha
- MPF denuncia ex-agentes da ditadura por desaparecimento de militante em 1971
- MPF recomenda processo seletivo para próximo presidente da Caixa
- MPF obtém reparação de danos causados a sítio arqueológico em Manacapuru
- MPF pede ao Governo do AM fim de publicidade ‘amor à causa pública’
- MPF pede federalização de caso de líderes sem terra desaparecidos
- STF aceita denúncia e Jucá vira réu em processo ligado à Odebrecht