Publicidade
Cotidiano
Notícias

MPF em Tabatinga denuncia colombiana envolvida com as Farc por tráfico internacional de drogas

A acusada foi presa em abril deste ano, quando chegava no município de Santo Antônio do Içá com três quilos de cocaína na bagagem. A droga, segundo ela, foi adquirida em negociação com as Farc 29/05/2012 às 15:44
Show 1
Representante do Unicef também irá ao município de Tabatinga
acritica.com Manaus

O Ministério Público Federal em Tabatinga denunciou uma colombiana de 38 anos por tráfico internacional de drogas. A acusada foi presa em abril deste ano, quando chegava no município de Santo Antônio do Içá (a 888 quilômetros a oeste de Manaus) com três quilos de cocaína na bagagem. A droga, segundo ela, foi adquirida em negociação com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc).

De acordo com as investigações, a colombiana partiu do município de Puerto Leguizamo, em Putumayo, na Colômbia, com o objetivo de vendê-la por aproximadamente R$ 9 mil assim que chegasse à Manaus.

Chegando a Letícia, cidade colombiana localizada na fronteira com o Brasil, a acusada  seguiu de barco para o município amazonense de São Paulo de Olivença (a 988 quilômetros a oeste da capital), de onde partiu, em outra embarcação, com destino a Manaus.

No dia 29 de abril deste ano, no porto de Santo Antônio do Içá, a droga foi encontrada na bagagem da colombiana, durante revista policial de rotina na embarcação.

Associação às Farc

Sobre a relação com o grupo colombiano, a acusada afirmou, durante interrogatório, que há muito tempo fornecia alimentos aos guerrilheiros em troca de cocaína para venda.

Na denúncia apresentada à Vara de Justiça Federal em Tabatinga, o MPF pede a condenação da colombiana pelo crime de tráfico internacional de drogas, previsto no artigo 33, combinado com o artigo 40, da Lei nº 11.343/06, e por associação para o tráfico, conforme artigo 35 da mesma lei.

A ação criminal tramita na Vara Única da Subseção Judiciária de Tabatinga, sob o nº 368-24.2012.4.01.3201.

A acusada, que já esteve presa na Colômbia pelo envolvimento com as Farc, atualmente está presa na Unidade Prisional de Tabatinga (localizada a 1.108 quilômetros a oeste de Manaus).