Publicidade
Cotidiano
Notícias

‘Mulheres de Chico’ faz a festa no Carnaval de Manaus

Carnaval: A abertura do show será feita pelo amazonense Júnior Rodrigues, com repertório cheio de clássicos. Do Rio Grupo promete show com muita alegria para os foliões locais 17/01/2012 às 15:20
Show 1
Show Mulheres de Chico
acritica.com ---

O Carnaval do Teatro Direcional, que acontece no próximo dia 10, a partir das 22h, será animado pelo bloco carioca Mulheres de Chico. Já conhecido do público manauara, o grupo promete um show com muita alegria para os foliões presentes, interpretando um repertório exclusivamente de músicas do cantor e compositor Chico Buarque de Holanda. A abertura do show será feita pelo amazonense Júnior Rodrigues, que executará clássicos do samba para aquecer os brincantes.

Em sua segunda versão este ano, a comemoração do Teatro Direcional vem consolidar o bloco de Carnaval no calendário cultural da casa de espetáculos, cujo sucesso no cenário de Manaus teve início no ano passado. A festa será no formato de plateia e pista de dança, com palco aberto para as apresentações artísticas. O espaço ganhará uma decoração especial de clima carnavalesco, com figurinos e adereços coloridos.

 Batuqueiras

Criado em 2006 pelas cuiqueiras Gláucia Cabral e Vivian Freitas, o bloco de batuqueiras Mulheres de Chico é formado por 20 ritmistas, que se apresentam vestidas com roupas nas cores vermelho, rosa e branco.

 Elas executam as canções de Chico Buarque com charme e dentro de uma estética inusitada, com destaque para a formação instrumental tradicional das escolas de samba do Rio de Janeiro. Exploram, além do samba, ritmos como o ijexá, coco, jongo, marchinha, maculelê e o funk carioca.

Folia

Na capital fluminense, o grupo de mulheres passou a ser a atração principal do primeiro sábado depois do Carnaval, quando leva uma multidão para se divertir na Praça Antero Quental, no coração do bairro Leblon. Ao longo do ano, elas se apresentam em teatros, casas noturnas e em shows ao ar livre no Rio.


O bloco Mulheres de Chico é composto pelas cantoras Fernanda Velloso, Luciana Colo e Úrsula Baldanza; Mônica Leme (bandolim e cavaco); Luciana Requião e Mayra Oliveira (baixo); Aline Cunha, Daniele Martini, Joe Viegas, Márcia Moreira e Michele Rumchinsky (surdos); Flavia Costa e Mako Tanaka (caixas); Mannu Oliveira (repiques); Malu Di Sipio e Manu Rios (tamborins); Fernanda Pereira e Paula Villela (agogôs); Angela Souza e Teca Macedo (chocalhos); e Gláucia Cabral e Vivian Freitas (cuícas).

Da terra

Por sua vez, o cantor e compositor Júnior Rodrigues, responsável pela abertura da noite de Carnaval, é um velho conhecido do público manauara, já tendo feito apresentações em shows de artistas famosos da música popular brasileira, como Jorge Aragão, Leci Brandão, Arlindo Cruz, Sombrinha, Fundo de Quintal, Alcione, Zeca Pagodinho, entre outros.

É autor de músicas como “A casa da mãe da gente” e “Homem de luta, defensor da liberdade”, gravadas por Alcione e Jorge Aragão, respectivamente. Com dois CDs e um DVD gravados, o sambista amazonense será homenageado, este ano, pela escola de samba Acadêmicos da Cidade Alta, de Manaus. A agremiação reverenciará o artista com o samba-enredo “Júnior Rodrigues, o enredo que deu samba no fundo do nosso quintal”.