Publicidade
Cotidiano
Veículos, Ford, Ford Edge, Tecnologia, Microsoft

Novo Ford Edge 2012 é pura diversão

Por meio de comando de voz é possível fazer ligações, entre outros mimos 19/05/2012 às 13:15
Show 1
Modelo é verdadeiro 'brinquedo' de gente grande
Tião Oliveira - Agência Estado ---

A linha 2012 do Ford Edge é pura diversão para quem curte gadgets, como são chamados os dispositivos eletrônicos inovadores. O destaque do crossover canadense, cuja tabela começa em R$ 127.150, na nova versão SEL com tração dianteira, é o sistema multimídia, acionado por comando de voz em português, com navegador GPS.

A mecânica não mudou. O motor é o V6 3.5 a gasolina de 289 cv, e a transmissão automática, com opção de trocas de marcha por meio de tecla na alavanca, tem seis velocidades.

 Desenvolvido em parceria com a Microsoft, o multimídia permite acionar celular, navegador, sistemas de entretenimento e climatização. Ao acionar cada uma das funções, por botões no volante, na tela sensível ao toque no console ou por comando de voz, surgem cores diferentes no painel. A amarela identifica os recursos de telefonia. Ao “chamar” o navegador o mostrador fica verde.

Ao comandar as opções de entretenimento surge a cor vermelha e a azul está associada aos ajustes do ar-condicionado. Por meio do comando de voz é possível fazer ligações ou buscar uma informação na agenda, compartilhar arquivos digitais, como fotos e músicas. O recurso permite ainda conferir dados do computador de bordo, como autonomia, velocidade e consumo médio de combustível, entre outras.

Do som há toca-CDs, tocador de arquivos MP3, entradas USB, para cartão SD, áudio e vídeo. O sistema também tem conexão para rádio digital, novidade que não está em pleno funcionamento no Brasil.

Andando
O Edge acelera bem, mas não empolga. A direção não mudou: as respostas continuam lentas. Na unidade avaliada, com grandes rodas de 20", a suspensão não filtra a contento as irregularidades do piso.

Destaque
O Edge conta com a nova geração do sistema multimídia SYNC-Microsoft (disponível apenas na versão topo de linha). O componente aceita comando de voz em português do Brasil, o que faz uma diferença.