Publicidade
Cotidiano
Notícias

Novo secretário da Semsa anuncia mudanças na área de da saúde em Manaus

Novo Secretário anunciou mudanças que devem ser implementadas nos próximos dias em Manaus 10/01/2013 às 12:32
Show 1
As unidades móveis de saúde farão o atendimento de vacinas, o controle da hipertensão e diabetes, além do exame que identifica a tuberculose
Bruna Souza Manaus, Am

O novo secretário municipal de Saúde, Evandro Melo, anunciou na manhã desta quinta-feira (10), quatro mudanças no sistema de saúde de Manaus nos próximos dias:o Programa de Saúde Itinerante nos bairros da zona Norte e Leste, o horário estendido nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), a construção de 20 novas unidades e o atendimento na área fluvial com as balsas da saúde.

O Programa de Saúde Itinerante vai levar 12 unidades móveis de saúde, conhecidas como carretas da mulher,para atender toda a população das áreas que não possuem unidades de saúde, como algumas localidades das Zonas Norte e Leste. Entre as comunidades que serão beneficiadas estão o Parque São Pedro e Jesus me Deu.

“Vamos juntar as carretas, não de forma isolada e sim agregando os serviços oferecidos nas unidades fixas como vacinas, o controle da hipertensão e diabetes, além do exame que identifica a tuberculose. Inicialmente, serão 12 unidades divididas em quatro conjuntos habitacionais”, relatou.

As unidades móveis de saúde serão fixadas em cada área por pelo menos 15 dias, mas podem permanecer de acordo com a demanda da população local. De acordo com o secretário, o serviço não será oferecido apenas à área urbana, mas irá atender também a área rural terrestre e posteriormente a área fluvial da capital, com a inclusão no programa de balsas da saúde.

Marcação de consultas e exames

Outra novidade da Secretaria Municipal de Saúde (Semsa) é que nos próximos cem dias seja implementado nestas unidades móveis, o sistema de marcação de consultas especificas e exames complexos. O objetivo é facilitar o atendimento à população no caso de consultas como as oftalmológicas e exames de mamografia e ultrassonagrafia.

“No momento, estamos conversando com as operadoras de internet para garantir o serviço nas unidades móveis. Em aproximadamente cem dias será possível marcar consultas e exames direto das carretas de saúde’’, afirmou Melo.

Novas unidades

Aproximadamente 20 novas unidades de saúde serão inauguradas até o mês de abril e devem atender ao Programa de Saúde da Família em vários bairros de Manaus. Todas as unidades de saúde da Semsa devem começar um levantamento, cada uma em sua área de abrangência, para identificar pessoas com hipertensão, diabetes e tuberculose para  serem inseridas no programa permanente de saúde.

“O objetivo é identificar e tratar dessas doenças para que problemas como o acidente vascular cerebral, derrame e infarto diminuam. Hoje 40% dos leitos nos hospitais são ocupados por pessoas que não controlam essas doenças que se transformam em outras doenças”, ressaltou Evandro.

Horário estendido

As Unidades Básicas de Saúde (UBS) terão os horários de atendimento prolongados dando oportunidade de atendimento médico a uma parcela da população que passa o dia trabalhando. O novo horário será de segunda a sexta-feira até às 22h e durante os sábados até às 17h.