Publicidade
Cotidiano
Notícias

Novos profissionais caçadores de tendências

Eles trabalham nos bastidores, produzindo informações que vão subsidiar decisões estratégicas em empresas de todos os segmentos. Os cool hunters estão observando você 03/02/2013 às 11:56
Show 1
Serviço tem sido demandado por empresas de todos os portes, principalmente por corporações de atuação global
Joubert Lima Manaus

Grandes empresas conhecem muito bem a necessidade de manter seus produtos em sintonia com os consumidores. Aquelas que conseguem antecipar cenários adquirem uma vantagem competitiva que pode fazer toda a diferença. É aí que entra em cena um novo profissional, o cool hunter, ou caçador de tendências.

Após fazer muito sucesso na indústria da moda, grandes corporações viram no cool hunting uma ferramenta importante para subsidiar ações estratégicas. Empresas como Ambev, Souza Cruz e Vivo contratam consultorias especializadas em cool hunting para definir atualizações em produtos, foco de ações publicitárias, lançamentos e uma série de outros investimentos.

O cool hunter é, antes de tudo, um grande observador, além de profundo conhecedor da área para a qual presta assessoria. Há empresas especializadas no serviço direcionado a diversos segmentos, mas muitos profissionais preferem trabalhar como autônomos. Por exigir um perfil bem específico, a atividade atrai profissionais de Ciências Humanas, como psicólogos, sociólogos e jornalistas.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).