Publicidade
Cotidiano
Social media

Bom gerenciamento das redes sociais é um forte aliado para atrair consumidores

O social media tem a função principal, administrar e alimentar as mídias sociais das empresas 16/04/2016 às 13:52 - Atualizado em 17/04/2016 às 12:13
Show 1071523
O trabalho do social media inclui o gerenciamento de conteúdo e relacionamento com os consumidores. (Shutterstock)
Saadya Jezine Manaus (AM)

Com a mudança no mercado de trabalho e a necessidade de inovar cada vez mais para acompanhar sobretudo a tecnologia e seus avanços, surgem novas profissões. Social media é uma delas. Relativamente recente o profissional dessa área tem a função principal, administrar  e alimentar as mídias sociais das empresas. E novas vagas de emprego surgem para os profissionais que querem atuar na área.

“Para cada cliente há uma necessidade diferente. Todos nossos clientes tem um cardápio de conteúdo diferente de acordo com o público que queremos atingir”, afirma o profissional Renan Braga. Formado em Design, começou a atuar em 2014 na empresa R2, e atualmente é gerente de conteúdo digital.

A empresa assessora diversos negócios, de diferentes setores. Entre os estabelecimentos, estão o Pátio Gourmet, Nova Era, Garcia Veículos, Nilton Lins,  Alfa Telecom, Restaurante Banzeiro entre outros.

A função do profissional dessa área está em atualizar páginas oficiais de empresas nas mídias sociais para informar ao consumidor o produto que está consumindo. No entanto, as linhas de atuação dentro da profissão são vastas. “Há quem trabalhe por exemplo, no social media marketing, que vai além de atender às expectativas do consumidor, mas também, conquistar novos consumidores para determinado produto, ou estabelecimento”, explica a professora de comunicação Suelly Esteves.

Em pesquisa realizada pela empresa SurveyMonkey, entre os usuários de redes sociais no Brasil, 42% declaram usar esses canais para recomendar uma marca a amigos ou parentes, o que coloca o País como o mais engajado em indicar produtos ou serviços para seus contatos na Internet. “Isso demonstra também a expansão da profissão no nosso País”, afirma a professora.

A ferramenta utilizada não é somente escrita, e nem site, conforme os profissionais atuavam. “Outras plataformas foram criadas. O profissional já administra Facebook, YouTube, blogs, cria produtos audiovisuais. Há recurso para cada público”, afirma Esteves.

“Estou abrindo uma loja de roupas, onde essa alternativa se torna fundamental e obrigatória, já que se trata de franquia. No entanto, em qualquer empreendimento, seja franquiado ou não, a contratação de um profissional da área rende resultados significativos”, destaca Hellen Bentes.

Renan Braga - Gerente de conteúdo digital

"Além da crise, vimos oportunidades de expandir nossos negócios e oferecer nossos serviços para mais clientes, propondo uma solução para melhorar a imagem e o alcance de suas empresas. Mas é, sim, importante segurar nossos clientes. Fazemos isso com acompanhamento constante, reuniões para alinharmos conteúdo e descobrir as necessidades de cada um e principalmente nos organizando para cumprir as demandas solicitadas sempre com antecedência. Para atrair novos clientes temos um setor estratégico que cuida de prospecções. Quando recebemos uma prospecção, elaboramos uma apresentação de o que podemos fazer para melhorar sua imagem."