Publicidade
Cotidiano
Notícias

OAB-AM registra recorde no número de inscritos no Exame da Ordem no Estado

Gabaritos preliminares serão divulgados ainda neste domingo, a partir das 21h. 27/05/2012 às 19:58
Show 1
Comissão de Exame de Ordem da OAB/AM registra que 1.595 candidatos fizeram prova.
ACRITICA.COM Manaus

Comissão de Exame de Ordem da OAB/AM registra que 1.595 bacharéis de Direito compareceram a Universidade Paulista (Unip), local de aplicação da prova da primeira fase do 7º Exame Unificado da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em Manaus. Dos 1.629 inscritos para o teste apenas 34 não compareceram ao local da avaliação, segundo informou o presidente da Comissão, Caupolican Padilha. Segundo ele, o número de inscritos foi o maior já registrado no Estado.

O resultado preliminar do Exame será divulgado no dia 7 de junho, no site da Fundação Getulio Vargas, instituição responsável pelo certame, ou na página da Ordem, conforme consta no edital. Os gabaritos preliminares serão divulgados ainda neste domingo, a partir das 21h.

A aprovação no exame é requisito necessário para a inscrição nos quadros da OAB como advogado, conforme prevê o artigo 8º, IV, da Lei 8.906/1994.

Exame

O Exame é composto por duas etapas – prova objetiva e o teste prático-profissional. Os aprovados nesta primeira fase do Exame serão submetidos à prova prática, no dia 8 de julho. A prova foi aplicada simultaneamente em todo o país e, na capital amazonense, ocorreu no Campus da Universidade Paulista (Unip).

Na prova objetiva, os candidatos responderam a 80 questões, durante as cinco horas de duração do Exame. As questões da etapa objetiva abrangeram as disciplinas profissionalizantes obrigatórias e integrantes do currículo mínimo do curso de Direito e, também, o Estatuto da Advocacia e da OAB (Lei 8.906/94) e seu Regulamento Geral, Código de Ética e Disciplina e Direitos Humanos.

A aprovação no teste é obrigatória para que o bacharel de Direito possa se inscrever nos quadros da OAB/AM e exercer a Advocacia. “Nas provas, são avaliados os conhecimentos técnicos adquiridos pelos candidatos, no curso de Direito. Se o examinando domina as habilidades mininas desejáveis para o desempenho da função, ele obtém aprovação”, ressalta.