Publicidade
Cotidiano
Notícias

Obama determina uso de reservas para garantir abastecimento de combustíveis nos EUA

Presidente pediu desbloqueio das  reservas de diesel ULSD para que o Departamento da Defesa possa distribuir o combustível  a fim de resolver as graves inteerupções energia em conseqüência da tempestade Sandy 03/11/2012 às 17:21
Show 1
Aos poucos, a população tenta retomar a normalidade e a rotina
Renata Giraldi*/ Agência Brasil Brasília

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, autorizou o uso das reservas de combustíveis para tentar garantir o fim do desabastecimento do produto no país. A passagem da Tempestade Sandy, antes considerada um furacão, levou ao desabastecimento várias regiões do Leste dos Estados Unidos, inclusive de Nova York, além de causar danos e provocar mortes. Pelo menos, 92 pessoas morreram em 15 estados norte-americanos.

Obama pediu ao Departamento da Energia que desbloqueie as reservas de diesel ULSD para que o Departamento da Defesa possa distribuir o combustível. “[E, assim,] garantir apoio imediato à região afetada", diz o comunicado, emitido pela Casa Branca. O presidente norte-americano disse ter tomado a decisão depois conversar com as autoridades que lidam com o setor.

“[O objetivo do governo é combater] as graves interrupções no fornecimento de energia em consequência de Sandy" , diz a nota, referindo-se à queda de energia em várias áreas norte-americanas, incluindo Nova York e Nova Jersey, assim como problemas no transporte público.

A Tempestade Sandy passou pelos Estados Unidos, no começo desta semana, depois de destruir plantações, casas e prédios no Caribe. Nos Estados Unidos, há registros de danos nas refinarias de petróleo e em infraestruturas de distribuição de combustíveis, estragando oleodutos, terminais e portos.

*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.