Publicidade
Cotidiano
Notícias

Obra da Praça do Congresso não tem data para conclusão

Secretário Robério Braga disse que excesso de detalhes impede a definição de data, mas reabertura pode acontecer em 24 de outubro 31/08/2012 às 08:03
Show 1
Atualmente, a praça está interditada para as obras de revitalização do local
--- ---

 O secretário estadual de Cultura (SEC), Robério Braga, disse que ainda não há previsão para a conclusão das obras de recuperação da praça Antônio Bittencourt, popularmente conhecida como “praça do Congresso”, no Centro de Manaus. A reportagem apurou que é intenção do Governo do Estado reinaugurar a praça no dia 24 de outubro, aniversário de Manaus.

Mesmo sem arriscar anunciar uma data, o secretário diz que pretende reinaugurar o novo cartão postal o mais breve possível. “As obras estão em andamento, são muitos detalhes que precisam ser observados, por isso não posso estimar uma data para o término das obras”, disse.

De acordo com o secretário, a reforma vai recuperar todo o traçado original da praça, incluindo o revestimento das calçadas, asfalto e iluminação. Entre os detalhes da reforma estão o piso do traçado, mastro, imagem da estátua do monumento, banca de revista, ponto de venda de tacacá e os jardins.

“Estamos fazendo com que a praça do Congresso recupere o seu formato original do início do século 19. Em relação à estrutura, a praça funcionará no mesmo molde das outras, a exemplo da praça Senador Jeferson Perés, no Centro, com todo um aparato de segurança, serviço de jardinagem e de alimentação”, comentou. 

A primeira etapa da obra que estava prevista para iniciar no dia 15 de dezembro do ano passado, custou aos cofres públicos R$ 2,5 milhões e tinha prazo para entrega previsto em 180 dias, de acordo com a Agência de Estado de Comunicação (Agecom).

Detalhes

Um dos pontos principais destacados por Robério Braga é a implantação da via permanente e da rede aérea para a circulação de um bonde elétrico, que vai operar no trecho entre as ruas 10 de Julho e 24 de Maio.

O projeto, também prevê a urbanização do entorno da praça do Congresso, com a revitalização do perímetro que vai da rua 24 de Maio à avenida 7 de Setembro, e se estende até o Porto de Manaus, com a ampliação da linha do bonde. O objetivo é que os turistas possam descer dos navios e seguir até o Teatro Amazonas em bondes.

Com a praça pronta e entregue, o Governo do Estado pretende realizar nela a festa Auto de Natal, que São Sebastião. Neste novo local, o coral do Teatro Amazonas ficaria disposto na escadaria do Instituto de Educação do Amazonas (IEA).