Publicidade
Cotidiano
SANTA JÚLIA

Tratamento humanizado e excelência técnica no combate ao câncer

Hospital Santa Júlia conta com serviços de radioterapia e quimioterapia exclusivos em uma unidade de saúde da rede privada, no Amazonas 04/03/2018 às 10:54
Show santa julia
Coordenadora do serviço de Oncologia do Hospital Santa Júlia, Elza Gonçalves, destacou a qualidade do atendimento. Fotos: Euzivaldo Queiroz
Silane Souza Manaus (AM)

Com serviços de radioterapia e quimioterapia exclusivos em uma unidade de saúde da rede privada, no Amazonas, o Hospital Santa Júlia está oferecendo tratamento altamente técnico e humanizado, tendo como grande diferencial a possibilidade de o paciente oncológico realizar, em um único lugar, desde as consultas médicas, passando pela cirurgia, radioterapia e quimioterapia, até a internação hospitalar, se necessário.

A coordenadora do serviço de Oncologia do Santa Júlia, Elza Gonçalves, afirma que a unidade também conta com uma equipe multidisciplinar, composta por oncologistas clínicos e cirurgiões especializados, enfermeiros, psicólogo, fisioterapeuta e assistente social, que dão todo aparato para o paciente do início ao final do tratamento, incluído cuidados paliativos que trazem alívio e dignidade ao doente terminal.

Conforme Elza, desde que o paciente chega ao ambulatório para a primeira consulta já é capaz de realizar os exames de imagens no mesmo período, e passa a ser acompanhado por todos os profissionais. Se houver alguma intercorrência em quimioterapia tem Unidade de Terapia Intensiva (UTI), cujo número de leitos passou de 12 para 30.

Humanização hospitalar: sala destinada à quimioterapia do Hospital Santa Júlia

“No Amazonas, o Santa Júlia é o único hospital que tem essa quantidade de leitos e o serviço de cuidados paliativos”. Ela destaca, também, que o paciente não precisa sair do hospital para fazer qualquer parte do tratamento que é humanizado e multidisciplinar. “Esse é o nosso maior diferencial. Tudo num só lugar”, afirma. 

Outra vantagem do Hospital Santa Júlia é a oferta de ambientes exclusivos para o tratamento de adultos e crianças. Conforme Elza Gonçalves, o serviço de quimioterapia adulto conta com 12 leitos, sendo dois para paciente acamado, e o infantil com capacidade para oito leitos. Já o serviço de radioterapia dispõe de um Acelerador Linear clinac 600, que deixa o tratamento mais preciso e mais rápido, utilizando uma quantidade menor de radiação.

“É um moderno aparelho tridimensional com IMRT (radioterapia de intensidade modulada) que possibilita menos efeitos colaterais ao paciente”, explica a coordenadora do serviço de Oncologia do Santa Júlia. 

Detalhes da sala de radioterapia da unidade: equipamentos de alta tecnologia

Ainda conforme ela, a unidade trata todos os tipos de câncer e um dos objetivos deste ano é ampliar o atendimento para os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS). “Provavelmente, num futuro recente, alguns pacientes do Cecon (Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas) serão atendidos no hospital”, revelou.

Com equipe integrada
O atendimento na Unidade de Oncologia do Hospital Santa Júlia é feito durante 24 horas com um novo pronto-socorro, por uma equipe integrada intra-hospitalar. A unidade atende particular e convênios.

Publicidade
Publicidade