Publicidade
Cotidiano
Notícias

Operação Cairina apreende 574 quilos de pescado ilegal e 97 quelônios no Amazonas

A Operação Cairina contou com policiais da Companhia de Operações Especiais da Polícia Militar e apreendeu 574 quilos de pescado ilegal e 97 quelônios na Reserva de Desenvolvimento Sustentável, no interior do Amazonas. 24/09/2012 às 16:47
Show 1
Mantas de pirarucu estavam sendo transportadas de forma irregular
acritica.com Manaus (AM)

Multas que somam mais de R$ 600 mil foram aplicadas pela Operação Cairina realizada pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) entre os dias 4 e 11 de setembro na Reserva de Desenvolvimento Sustentável (RDS) Piagaçu-Purus, localizada entre os municípios de Beruri e Tapauá (AM), por crimes contra a fauna. Os fiscais aprenderam mantas de pirarucus e quelônios.

Segundo um dos fiscais, a missão de fiscalização findou não encontrando nenhum caso de caça ilegal ao pato do mato, mas flagrou quantidades de pescados e quelônios sendo capturados e/ou transportados ilegalmente.

De proprietários diferentes, seis barcos foram abordados na Boca do Paricatuba, no entorno da RDS. Eles foram autuados por transporte e caça ilegal, correspondendo a 5 autos de infração.  As multas somaram R$676.360,00.

Foram apreendidos 574 quilos de pescado ilegal, sendo 568 quilos de pirarucu fresco e 6 quilos de pirarucu seco, que foram doados a comunidades locais.


Quelônios

Ainda foram apreendidos 97 quelônios, sendo 15 tartarugas, 38 tracajás e 44 iaças. Ainda três das embarcações e um capa-saco (rede de captura das espécies).

Os quelônios foram libertados em local seguro e adequado, com exceção de quatro que já foram encontrados mortos na rede abandonada pelos infratores. O material retido pelos fiscais resultaram na emissão de 11 Termos de Apreensão.