Publicidade
Cotidiano
Notícias

Palestra abordará destinação correta das embalagens de agrotóxicos no interior do AM

O principal objetivo do evento é sensibilizar os comunitários sobre a destinação correta das embalagens vazias dos agrotóxicos, com intuito de diminuir os riscos de contaminação tanto das pessoas, quanto do meio ambiente 23/11/2012 às 09:38
Show 1
Objetivo do evento é sensibilizar sobre a destinação correta das embalagens vazias de agrotóxicos
acritica.com Manaus (AM)

Com o objetivo de sensibilizar os comunitários sobre a destinação correta das embalagens vazias dos agrotóxicos e diminuir os riscos de contaminação tanto das pessoas, quanto do meio ambiente, uma vez que as embalagens de defensivos agrícolas demoram anos para se decompor, será realizada no próximo sábado (24), uma palestra sobre a questão.

A palestra, que é uma realização da Unidade Local do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal Sustentável do Estado do Amazonas (Idam), do município de Presidente Figueiredo [distante 118 km de Manaus], com o apoio da Comissão Executiva Permanente de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Codesav) e Secretaria Municipal de Desenvolvimento Agrícola e Abastecimento (Semda), comecará às 9h, na sede da comunidade Boa Esperança, Km 08, ocasião em que serão recolhidas embalagens vazias dos comunitários.

O público alvo será os agricultores familiares onde serão tiradas dúvidas sobre a utilização dos agrotóxicos e afins, regularização de destino das embalagens e responsabilidades, além dos cuidados para preparar as embalagens vazias e os procedimentos para devolução.

De acordo com o gerente da Unloc, José Maria Ramos, o evento será o primeiro passo para multiplicação e consolidação deste trabalho que será de grande importância principalmente para os agricultores familiares do município.

Sensibilização
Durante uma semana, os técnicos do Idam estiveram na comunidade Boa Esperança para fazer um trabalho de sensibilização junto aos agricultores que utilizam defensivos agrícolas. Por conta disso, a expectativa é que um grande número de embalagens seja recolhido durante a palestra.

Vale ressaltar que, esta área do município tem muitas casas de vegetação com o cultivo de hortaliças, principalmente pimentão e pimenta de cheiro, por isso foi escolhida para ser sede do evento.