Publicidade
Cotidiano
Notícias

Papa Bento XVI aprova mudanças em legislação para iniciar Conclave

O pontífice aprovou mudanças na legislação da Igreja Católica que permitem que os cardeais iniciem o Conclave antes do prazo originalmente estipulado 25/02/2013 às 09:34
Show 1
Papa Bento XVI anuncia renúncia e Dom Luiz lamenta
--- ---

O Conclave,  reunião na qual acontecerá a eleição do sucessor de Bento XVI, que anunciou sua renúncia no dia 11 de  fevereiro, poderá ser realizado antes do prazo originalmente estipulado, de 15 dias após o início da Sé Vacante, período que começa com a morte ou renúncia do papa. A notícia foi dada pelo Vaticano nesta segunda-feira(25).

Bento XVI aprovou um “ Motu Proprio” ( um documento papal) que introduz algumas modificações sobre o processo de desenvolvimento do próximo Conclave. O atual papa deixa o comando da Igreja Católica oficialmente na próxima quinta-feira (28).

O decreto permite que os cardeais antecipem o início do conclave caso todos estejam presentes no Vaticano, assim, processo pode começar antes do dia 15 de março. Cerca de 117 cardeais com menos de 80 anos de idade terão o direito de entrar no conclave, que é realizado na Capela Sistina, no Vaticano.