Publicidade
Cotidiano
Notícias

Para facilitar a vida cotidiana do amazonense, TRT e grupo da Zona Rural lançam apps

Indispensáveis nos dias de hoje, especialista explica que aplicativos são importantes porque facilitam a transferência de dados e informação, além de dar mais mobilidade aos usuários 07/10/2015 às 18:54
Show 1
Cada dia, novos apps ganham as lojas virtuais dos smartphones
Kelly Melo ---

Os aplicativos para smartphones estão se tornando cada vez mais imprescindíveis no cotidiano das pessoas. Todos os dias, um novo app é lançado e pode fornecer desde informações sobre horários de saídas de embarcações nos portos até o acompanhamento de audiências no judiciário. 

Nesta quinta-feira (8), por exemplo,  o Tribunal de Regional do Trabalho da 11ª Região vai lançar o app “Pauta Digital”, no auditório do Fórum  Trabalhista Mozart Victor Russomano, no Centro. A plataforma foi desenvolvida Secretaria de Tecnologia da Informação do Regional e traz a relação de todas as audiências agendadas nas Varas do Trabalho de Manaus, dos municípios do interior do estado e de Boa Vista (RR). 

O objetivo do aplicativo é disponibilizar a consulta da pauta de audiências por data e por unidade judiciária, além de oferecer um acesso exclusivo para  advogados cadastrados, que poderão acompanhar o andamento das audiências. O sistema identifica o advogado pelo CPF e relaciona suas audiências na aba "Agenda". Um aviso sonoro também alerta para a proximidade do horário da audiência.

App de transporte fluvial

Já alunos no ensino municipal da Zona Rural de Manaus estão desenvolvendo um aplicativo para informar às pessoas que dependem de transporte fluvial sobre horários, dias e locais de saída das embarcações da cidade. 

O projeto é realizado por quatro alunos da escola municipal Nossa Senhora do Carmo, localizada na comunidade Jatuarana, no rio Amazonas,  que já catalogaram mais de 200 linhas. O app  ‘Transporte Fluvial de Manaus’ será disponibilizado para as plataformas Android, IOS e Windows e está previsto para ser lançado em novembro. 

De acordo com o coordenador do projeto, o professor Ademar Lima, o app também poderá ser usado off-line. “A medida foi planejada em virtude das pessoas no interior que terem dificuldade de acesso à internet”, explicou.

Transferência de dados facilitadas

Para o desenvolvedor mobile Eduardo Mazzoni,  os aplicativos são importantes porque facilitam a transferência de dados e informação e dão mais mobilidade ao usuário. “As pessoas praticamente abandonaram os computadores para ficarem na frente do celular,  porque você pode fazer tudo com ele”, explicou. 

Segundo ele, a tendência é o numero de apps  cresça a cada ano e em todos os seguimentos. “Hoje temos aplicativo na segurança pública, para saúde, educação. Os aplicativos podem ser criados para inúmeras situações”, completou. Ainda de acordo com ele, em média, mais de 350 mil aplicativos são desenvolvidos no Brasil.