Publicidade
Cotidiano
Notícias

Parceria com famosos da internet: a nova oportunidade das marcas

Com perfis populares em redes sociais e estilo próprio, anônimos conquistaram fama, souberam capitalizar e transformaram diversão em negócio, influenciando outros consumidores 16/01/2016 às 15:11
Show 1
Anônimos se tornaram vitrines de marcas famosas que pedem em troca publicidade, resenhas e indicações de produtos e serviços aos seguidores
Cinthia Guimarães Manaus (AM)

Ampliar uma influência de consumo baseada na experiência e engajamento do público. É nessa estratégia viral que o varejo está apostando nos últimos tempos com ajuda dos famosos da Internet. 

Com perfis populares em redes sociais e estilo próprio, pessoas anônimas conquistaram a fama, souberam se capitalizar e transformaram a diversão em negócio, influenciando outros consumidores. Elas se tornaram vitrines de marcas famosas que pedem em troca publicidade, resenhas e indicações de produtos e serviços aos seguidores.

São redes de departamento, marcas de vestuário, calçados, cosméticos, maquiagens, joalherias, moda fitness e íntima, academias, restaurantes e bares que toparam promover seus produtos através de blogueiras, youtubers e perfis no Instagram.

A proprietária da franquia de restaurante Mariposa, localizada do Manauara Shopping, Arenaide Pereira, diz que a parceria com blogueiros traz retorno imediato nas vendas porque a referência conta muito para o público. “Temos uma parceria com a Mônica Dias, do blog de comida Garota Esfomeada, que já era nossa cliente. Isso traz um retorno muito bom, agregou muito a nível de seguidores das nossas redes”, explica.

O glamour faz parte do negócio. Além dos convites para eventos e festas badaladas, elas ganham produtos exclusivos, se hospedam em hotéis luxuosos, participam de inauguração de lojas, coquetéis, lançam novas coleções, ditam moda e ganham dinheiro!

Foi assim em dezembro passado, na badalada inauguração da rede de fast fashion Forever 21, no Amazonas Shopping, que trouxe a blogueira Nah Cardoso para participar do “Meet The Blogger”, que tradicionalmente acompanha a marca nos eventos Brasil afora.

A Natura convida blogueiras para divulgar seus novos lançamentos, a exemplo da linha Tez, de produtos para a pele do rosto, que aconteceu em agosto, em um restaurante em Manaus.

Campanhas

A influência é tão crescente que algumas já viraram donas da própria grife ou emprestaram seus nomes para coleções de roupas, calçados, maquiagens e cosméticos.

Em 2014, a Arezzo reuniu um time de “it blogueiras” como Sophia Alckmin, Cris Tamer, Lala Noleto e Fabiana Justos, para assinar a coleção de sapatos “Arezzo por elas”.

A ideia também foi desenvolvida pela rede de departamentos Riachuelo, que se inspirou no closet das top blogueiras Camila Coutinho, Thássia Naves e Lala Rudge para criar coleções exclusivas. Inclusive a paulistana Lala, com seu estilo sofisticado e clássico, já é dona da própria marca de lingeries - a La Rouge Belle.

Através da imagem, as personalidades da web vendem as parcerias com clínicas de estéticas, dentistas, cirurgiões e nutricionistas e outras empresas do ramo de serviços.

Evento concorrido

Fã de maquiagem e sempre impecável nos vídeos e fotos, a blogueira e youtuber carioca Evelyn Regly assina uma linha de batons da marca Essenze di Pozzi.

Na última sexta-feira (15) ela esteve em Manaus para promover uma linha de produtos capilares parceira da Comepi do Amazonas Shopping. Evelyn é conhecida por seus vídeos bem humorados sobre relacionamentos, moda, beleza, viagens e compras.

Com mais 1,3 milhão de inscritos no seu canal “É do Babado”, Evelyn que mantém um blog com mesmo nome, arrasta multidões por onde passa. No mundo da blogsfera desde 2002, ela ficou conhecida pela hashtag #ehtudovaca e hoje insere no seu conteúdo parcerias e resenhas de produtos de várias empresas. A paixão virou negócio.

Evelyn é webmaster por formação e junto com o marido administra uma empresa que desenvolve identidade visual de sites, com cases de outros blogueiros famosos do Brasil, inclusive de Manaus.

“Trouxemos a Evelyn que está fazendo um ‘tour’ pelo Brasil como garota propaganda da linha capilar da Whey Fit Cream, da Yenzah”, diz a gerente de Marketing da Comepi, Meire Bortoli. Segundo ela,  mirar nos famosos da Internet é uma nova oportunidade para as marcas.

“Hoje tudo tem relevância no que elas falam, são pessoas comuns que conquistaram a fama ensinando algo através do engajamento. A maioria delas firmam qualidade do produto e ditam a moda. Se elas gostaram com certeza aquele produto vai pegar”, avalia.

Quatro perguntas para Roberta Bindá - blogger e jornalista

Quando surgiu a ideia do blog? O Chiquetosa foi criado em 2011 e é administrado por mim e pela minha irmã Renata Bindá. Sou jornalista, minha irmã é publicitária. Sempre gostamos de moda e de assuntos relacionados ao universo da beleza, etc. Resolvemos juntar moda e comunicação. Assim surgiu o blog.

Qual é foco do Chiquetosa? Moda, beleza, bem-estar e, desde 2015, o blog vem focando também no universo fitness. Como tudo que postamos tem relação direta com nosso dia a dia real, naturalmente o blog passou a falar de saúde porque estamos numa fase de mudanças no estilo de vida. Naturalmente também foram surgindo parceiros e marcas dessa área interessados em divulgação e patrocínios.

Você hoje vive do blog? Desde o início o blog foi uma renda complementar. Ela varia conforme as variações do mercado.

Como o Chiquetosa ajuda a promover as marcas? Buscamos usar estratégias de comunicação para traçar as ações dentro do nosso site e redes sociais. Normalmente as marcas procuram o serviço. Também temos relacionamento direto com assessorias de imprensa.

Para você ter ideia, com três meses de blog fomos convidadas por uma marca nacional (Natura) para um lançamento nacional em São Paulo. No primeiro ano do blog fomos a três eventos nacionais e conhecemos até a fábrica da Natura, no interior de São Paulo.

Atualmente temos contratos com grandes franquias nacionais (Fórmula Academia) e já realizamos até trabalhos com marca internacional (New Balance).