Publicidade
Cotidiano
INTERNET

Pesquisa aponta as principais doenças pesquisadas na internet pelos manauaras

Uma pesquisa recente da Doctoralia, plataforma que conecta pacientes e profissionais de saúde, divulgou um ranking em que aponta as principais doenças pesquisadas no país. Em Manaus, a Disfunção de ATM lidera a lista 17/03/2018 às 19:41 - Atualizado em 18/03/2018 às 10:15
Show vida0118 1f
(Foto: Divulgação)
Alexandre Pequeno Manaus (AM)

Com os avanços da internet no país, é comum encontrar conteúdo sobre os mais diversos temas e assuntos. No âmbito da saúde não é diferente. Basta sentir uma dor de cabeça ou febre, que muitas pessoas recorrem a vários sites e fóruns para uma "web consulta", mas isso nem sempre é seguro. Uma pesquisa recente da Doctoralia, plataforma que conecta pacientes e profissionais de saúde, divulgou um ranking em que aponta as principais doenças pesquisadas no país. Em Manaus, a Disfunção de ATM lidera a lista.

De acordo com Carlos Eduardo Lopes, Country Manager da Doctoralia no Brasil o crescimento das buscas sobre assuntos relacionados à saúde na internet se dá por vários motivos. 

"Com as novas tecnologias é fácil acessar qualquer tipo de informação em questão de segundos. A economia de tempo para resolver dúvidas também é um dos fatores que mais impactam para que isso aconteça. Até porque, podemos resolver nossas dúvidas em um clique ao invés de ter que esperar por uma consulta com um médico", afirma.

Dúvidas online

Segundo ele, outro fator determinante para as pesquisas na internet é a timidez que os pacientes têm em relação a algumas doenças. "Alguns tópicos fazem com que os pacientes se sintam envergonhados de citar durante uma consulta médica, preferindo assim, tirar essas dúvidas online. Utilizando a internet para buscar informações sobre saúde, leva-se em conta a empatia que os pacientes encontram em outros pacientes com casos semelhantes aos deles ou com a mesma doença. Assim, eles encontram apoio em outras pessoas e se identificam com as questões", complementa.

Carlos Eduardo ainda salienta que o acesso à saúde no país ainda é precário, o que pode ser considerado um fator para as buscas de suporte online. "Porém, em meio a toda essa facilidade também existem problemas. Há muitos recursos na internet e a maioria deles não é confiável. Isso gera um risco de que as pessoas façam um autodiagnostico incorreto e se automedique, o que é extremamente grave", conclui.

Pesquisas em Manaus
Segundo a lista, a Disfunção de ATM é a doença mais pesquisada pelos amazonenses na ferramenta Doctoralia. A cirurgiã dentista Dra. Luciana Lucena acredita que alguns dos sintomas comuns com outras doenças sejam o fator principal para a Disfunção de ATM liderar a lista. 

"São frequentes as pesquisas por dores de cabeça, estalidos ao abrir a boca e certamente vai aparecer a ATM. Porém isso nem sempre pode indicar a doença. As pessoas precisam realmente procurar um cirurgião dentista, fisioterapeuta, profissionais que podem dar um diagnóstico mais preciso", destaca.

Publicidade
Publicidade