Publicidade
Cotidiano
Notícias

Polícia de Manaus aumenta produtividade em 40% com reforço de viaturas

Mais de 10 mil abordagens a pessoas, carros, motocicletas, bares e ônibus do transporte coletivo também foram realizadas, das 18h de sexta-feira (13) até a madrugada desta segunda-feira (16) 16/01/2012 às 19:10
Show 1
Novas viaturas da Rocam
acritica.com Manaus

No primeiro final de semana após o Governo do Estado reforçar a estrutura das polícias Civil e Militar com 563 novas viaturas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou um aumento de 43,7% no resultado das operações em Manaus. Das 18h de sexta-feira até a madrugada desta segunda-feira, 57 pessoas foram presas em flagrante e outras 35 encaminhadas a delegacias por envolvimento em crimes e infrações. Mais de 10 mil abordagens a pessoas, carros, motocicletas, bares e ônibus do transporte coletivo também foram realizadas.

De acordo com o Mapa de Produtividade da Polícia Militar, somente no total de abordagens houve um aumento de mais de 40% em relação ao mesmo final de semana anterior.

“As abordagens são importantes porque nelas podemos retirar de circulação muitos suspeitos de crimes. E quando flagramos pessoas armadas e com veículos roubados, com certeza estamos evitando vários crimes de assaltos e homicídios”, disse o secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital.

O secretário vê o resultado como a primeira resposta ao investimento que o Governo do Estado está fazendo no reaparelhamento do sistema de segurança. Na última quinta-feira, o governador Omar Aziz entregou às polícias na capital e no interior 466 novas viaturas, 97 motocicletas e milhares de armas, munições e equipamentos individuais e coletivos.

O índice de produtividade é medido pela capacidade as ações da polícia durante o policiamento preventivo nas ruas da cidade, envolvendo principalmente abordagens a pessoas, bares, veículos, além das apreensões de droga, armas, menores de idade, prisões em flagrante e recuperação de carros e motocicletas roubadas.

Segundo o comandante de Policiamento Metropolitano da PM, coronel Ricardo Magno, o reforço das novas viaturas propiciou reordenamento das ações policiais em todas as regiões da capital, resultando em melhor e mais rápido atendimento à população. Durante o dia, a PM aumentou o policiamento nas áreas comerciais da cidade e no período da noite houve reforço nas rondas ostensivas dos conjuntos residenciais para combater, principalmente, os crimes de roubo.
 
Vital considera que a partir de agora a polícia vai dar resposta mais eficaz no combate à criminalidade, reduzindo o espaço de ação dos marginais. “E com a entrada em operação do Ronda no Bairro, o cidadão vai ter a polícia ainda mais perto, e esperamos que em pouco tempo o índice de criminalidade sofra uma redução significativa”, disse o secretário.

Importância da denúncia
A colaboração do cidadão por meio de denúncia ao sistema de segurança é fundamental, considerou o secretário. “O Disque-Denúncia 181 está à disposição para receber a chamada de qualquer pessoa que saiba de ações ilícitas na cidade. A ligação é gratuita e garantimos o sigilo da identidade de quem nos telefonar. Aliás, não precisa nem se identificar, se preferir”, disse Vital.


PRODUTIVIDADE FINAL DE SEMANA


DISCRIMINACAO

13 A 15 DE JANEIRO

6 A 9 DE JANEIRO

TOTAL



ABORDAGENS

CARROS

1.725

911

2.636


MOTOS

1.764

1.214

2.978


COLETIVOS

52

90

142


BARES / SIMILARES

344

61

405


PESSOAS

6.583

4.313

10.896


APREENSÕES

ARMA DE FOGO

3

4

7


ARMA BRANCA

1

2

3


VEICULOS

15

4

19


ATOS INFRACIONAIS

5

1

6


TCO'S LAVRADOS

35

22

57


MAIORES APREENDIDOS

57

55

112


MENORES APREENDIDOS

15

4

19


VEICULOS RECUPERADOS

10

10

20