Publicidade
Cotidiano
Notícias

Polícia Federal apreende moeda estrangeira em operação contra câmbio ilegal no Amazonas

A polícia federal apreendeu moeda estrangeira (dólar) na manhã desta sexta-feira (2). Os valores ainda não foram divulgados 03/08/2012 às 10:00
Show 1
Polícia Federal apreendeu o dinheiro em dólar no início da operação na manhã desta sexta-feira (3)
acritica.com Manaus (AM)

A Polícia Federal no Amazonas deflagrou na manhã desta sexta-feira (3) a Operação “PECUS” que visa cumprir seis mandados judiciais de busca e apreensão, sendo que três mandados serão cumpridos em empresas sediadas no Centro de Manaus e os outros três mandados na residência de empresários da capital. A operação apreendeu moeda estrangeira (dólar), na manhã desta sexta-feira (2). Os valores ainda não foram divulgados.

As investigações da Polícia Federal, iniciadas no dia 15 de dezembro do ano passado, dão conta de que quatro empresários vêm, supostamente, utilizando suas empresas como “fachada” para atividades ilegais de câmbio.

Conforme a PF, foram obtidas provas no sentido de que os “doleiros” não possuem autorização para efetuar a troca de moedas e operar casa de câmbio. Por meio da operação PECUS, se pretende intensificar o combate aos crimes contra o sistema financeiro, com a participação de “doleiros”, lavagem de dinheiro, evasão de divisas, dentre outros.

 Os mandados judiciais estão sendo cumpridos simultaneamente, sendo que os quatro empresários envolvidos, possivelmente serão indiciados na Superintendência Regional da Polícia Federal ou presos em flagrante, a depender do resultado das diligências que estão sendo efetuadas hoje pelas equipes policiais federais, totalizando 30 policiais. As buscas eventualmente identificarão a prática de outros delitos e mais pessoas envolvidas nas fraudes.

Denominação

"PECUS", em latim, significa "gado", "cabeça de gado". Antes do aparecimento da moeda, a riqueza era media pelo número de cabeças de gado, daí a palavra latina "pecunia", que significa "riqueza" e que mais tarde, depois da cunhagem da moeda (que, no início, tinha gravada a cabeça de um animal), passou a significar "dinheiro". Do substantivo "pecunia" vem o adjetivo "pecuniarius", que deu o português "pecuniário". Daí o motivo da Operação Policial ter sido denominada “PECUS”.