Publicidade
Cotidiano
Notícias

Polícia Federal debate dificuldades durante encontro em Manaus

O objetivo do encontro é debater problemas enfrentados pela categoria no combate a criminalidade organizada na região, as condições de trabalho, efetivo e 'indenização de fronteiras' 30/08/2012 às 18:42
Show 1
Encontro debaterá dificuldades da categoria
acritica.com Manaus

Promovido pela Associação Nacional dos Delegados da Polícia Federal (ADPF), acontece nesta sexta-feira (31), o I Encontro Regional dos Delegados da Polícia Federal da Região Norte. Este será um momento de debate sobre as dificuldades enfrentadas pela categoria nos últimos anos.

“Serão pontuadas a indenização de fronteiras, condições de trabalho, necessidades de efetivo para combate a criminalidade na região, através da realização periódica de concursos”, destacou o presidente da ADPF, Marcos Leôncio Sousa Ribeiro.

A falta de efetivo tem sido um dos grandes desafios enfrentado pela Polícia Federal nos últimos tempos. Sem contar a permanência nas fronteiras, tanto que a mencionada ‘indenização de fronteira’, pelo presidente da ADPF, prevê uma compensação no valor de R$ 91 por dia de “efetivo trabalho” em localidades estratégicas, na tentativa da permanência deste servidor.

Outra forma de solucionar a falta de efetivo seria a realização dos concursos públicos. Atualmente, a PF conta com dois certames encaminhados, porém um encontra-se suspenso, por inclusão de portadores de necessidades especiais.

Operações

Ao todo são 1292 policiais federais atuantes na Região Norte. No Amazonas encontram-se 217 policiais, sendo 27 deles delegados. Este número tem se refletido também na quantidade de operações realizadas no Estado, segundo Marcos Ribeiro.

Das 118 operações, segundo o site da PF, já realizadas este ano, quatro foram concretizadas no Amazonas.  Para a realização destas, chega-se a utilizar reforços de outras regiões, de acordo com o diretor regional da Associação Nacional dos Delegados Federais (ADPF-AM), delegado federal Domingos Sávio.

“As operações estão focadas nas áreas mais críticas e, em sua maioria, combatem armas e drogas. Por outras vezes, atuam nas áreas de recursos públicos, mas os baixos números de policiais também refletem na quantidade destas operações. A agilidade, inclusive, seria maior se houvesse um contingente mais expressivo de policiais”, contou.

Atualmente, existem 17 delegacias de Repressão a Crimes Financeiros e Desvios de Recursos. O ideal, segundo Ribeiro seriam 27 delegacias de Repressão a Crimes Financeiros e outras 27 de Desvios de Recursos. Mais um ponto debatido no Encontro, relacionado a este quantitativo, será a Campanha ‘Pela Cidadania e Contra a Corrupção – Para um Brasil rico, sem miséria e sem corrupção, é preciso investimento na Polícia Federal’.

Serviço

O I Encontro Regional dos Delegados da Polícia Federal na Região Norte será realizado no Tropical Hotels e Resorts Brasil, localizado na Avenida Coronel Teixeira, 132, Ponta Negra, Zona Oeste de Manaus, das 9h às 12h.