Publicidade
Cotidiano
Notícias

Policlínica Codajás entrega 7 mil equipamentos para pacientes estomizados a partir desta sexta-feira (9)

A entrega será a partir das 14h, no auditório da unidade ambulatorial, na rua Codajás, nº 26, no bairro da Cachoeirinha. Aproximadamente 600  pacientes devem ser atendidos pelo Progrma de Atenção Integral ao Deficiente (Paid)  08/11/2012 às 17:38
Show 1
Policlínica Codajás preparou programação especial, que prossegue até o dia 19 deste mês
acritica.com* ---

O Governo do Amazonas, por intermédio da Policlínica Codajás, entrega nesta sexta-feira (9) e na próxima segunda (12) cerca de sete mil equipamentos para aproximadamente 600 pacientes atendidos pelo Programa de Atenção Integral ao Deficiente (Paid). A concessão será realizada a partir das 14h, no auditório da unidade ambulatorial (Rua Codajás, 26 – Cachoeirinha). A atividade faz parte da programação alusiva ao Dia Nacional da Pessoa Estomizada, celebrado no dia 16 de novembro.

A palavra estomia é de origem grega e seu significado refere-se à necessidade de abertura de um órgão interno do corpo para a parte externa do corpo, feita por meio de uma cirurgia. Entre as causas para este tipo de intervenção estão as neoplasias e os ferimentos provocados por arma de fogo ou branca. A estomia pode ser temporária ou definitiva.

Por ocasião da data, a Policlínica Codajás preparou programação especial, que prossegue até o dia 19 deste mês. Este ano, o evento traz como tema “Nos ouçam nas diversas formas de se ouvir e se comunicar” e tem como novidade a parceira com a empresa BMD/Convatec, que apresentará aos participantes a campanha “Abraço”, visando promover a autoestima e habilidades dos usuários estomizados.

“Esse momento serve para mostrar que, apesar da deficiência e das limitações, os estomizados são pessoas importantes e laborativas, e não estão impedidos de desenvolver suas atividades”, destacou a supervisora do Paid, enfermeira estomaterapeuta Josenira Almeida, afirmando que o objetivo visa promover a melhoria na qualidade de vida dos usuários, assegurando o direito dos estomizados.

 “O direito à vida, à assistência e ao convívio social são direitos dos estomizados, determinantes para a manutenção da sua autoestima”, reforçou o diretor da unidade de saúde, Fábio Manabu Shimizu. O gestor destacou que também é importante o trabalho realizado pela equipe multiprofissional do Paid para a qualidade de vida dos pacientes. “A avaliação e o acompanhamento dos estomaterapeutas são cruciais no tratamento, pois são profissionais que atuam como cuidadores da condição do estomizado”, disse.

Programação – Além da entrega de equipamentos para estomia intestinal e urinária, na tarde desta sexta-feira, a atividade educativa ficará por conta da palestra “Autoimagem e Autoestima”, com a psicóloga Grace Araújo, da Policlínica Codajás. Já na segunda-feira (12), o tema “O Ser Estomizado” será facilitado pelo psicanalista Antônio Lima, da BMD/Convatec.

Nos demais dias, a programação segue com a exposição de artesanato produzido por pacientes atendidos pelo Programa. A mostra ficará disponível no horário das 8h às 12h, no hall da unidade de saúde, onde profissionais do Paid também prestarão informações sobre a pessoa estomizada, os equipamentos para estomia e ainda a respeito do câncer intestinal.

A data – O Dia Nacional da Pessoa Estomizada foi instituído através da Lei nº 11.506, de 19 de julho de 2007, aprovada pelo ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

*Com informações da assessoria de comunicação