Publicidade
Cotidiano
PRAZO

Prazo para registrar granjas de aves no Amazonas encerra no sábado (3)

A recomendação é direcionada a produtores que tem mais de mil aves utilizadas para fins comerciais 26/02/2018 às 15:35
Show aves 21 21
Foto: Agência Brasil
acritica.com

Os produtores de aves de corte e postura no Amazonas têm até o próximo sábado (3) para registrar as granjas junto à Agência de Defesa Agropecuária e Florestal do Amazonas (Adaf), órgão integrante do sistema da Secretaria de Estado da Produção Rural (Sepror).

A medida atende a Instrução Normativa (IN) do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) n° 56/2007 sobre biossegurança na avicultura.

De acordo com a médica veterinária da Adaf, Edra Pará, a recomendação é direcionada para produtores que tem mais de mil aves que são utilizadas para fins comerciais. Os produtores devem procurar a sede da Adaf em Manaus, na avenida Carlos Drumond de Andrade, nº 1460, 1º andar, bairro Japiim, Zona Sul, no horário das 8h às 13h e de 14h às 16h30 ou nas Unidades Locais de Sanidade Animal e Vegetal (Ulsav), no interior.

“Nesse momento precisamos que os produtores deem entrada neste requerimento, mas antes disso façam as adequações determinadas pelo Mapa. Quem não atender a medida não poderá alojar novas aves”, destacou.

Edra explica ainda para que o produtor possa validar o registro é necessário que sejam realizadas algumas adequações de biosseguridade, entre elas a instalação do arcolúvio e telamento dos galpões. O arcolúvio é para todos os meios de transporte que forem adentrar ao estabelecimento para que seja realizada aspersão em todo o veículo com desinfetantes, evitando assim a entrada de possíveis agentes patológicos para as aves.

“A tela nos galpões é justamente para evitar que aves silvestres entrem em contato com as aves comerciais, além disso, no sentido da defesa sanitária com a prevenção de doenças como a influenza aviária, doença de Newcastle e salmoneloses”, destacou.

Segundo dados de 2016, do Instituto de Desenvolvimento Agropecuário e Florestal do Amazonas (Idam), órgão vinculado à Secretaria de Produção Rural do Amazonas (Sepror), o plantel avícola no Amazonas é 528.032 aves.  Ao todo são 4.023 produtores envolvidos com esta atividade.

*Com informações da assessoria de imprensa

Publicidade
Publicidade