Publicidade
Cotidiano
Notícias

Prefeito de Manaus deve fazer novo procedimento no coração dia 10

Amazonino Mendes deverá ser submetido a outro procedimento médico na próxima segunda-feira (10), no hospital Sírio-Libanês, em SP 05/09/2012 às 08:41
Show 1
No dia 27 de agosto, Amazonino Mendes foi operado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde recebeu a implantação de duas pontes de artérias mamárias no coração
Lúcio Pinheiro Manaus (AM)

O secretário municipal de Saúde, Francisco Deodato, afirmou, nesta quarta-feira (4), que o prefeito Amazonino Mendes (PDT) deve ser submetido a angioplastia (procedimento para desobstruir artérias do coração) na segunda-feira. Confirmada a data, o prefeito poderá receber alta dois ou três dias depois, estima Deodato, que acompanha o tratamento de Amazonino em São Paulo.

No dia 27 de agosto, Amazonino Mendes foi operado no hospital Sírio-Libanês, em São Paulo, onde recebeu a implantação de duas pontes de artérias mamárias no coração. Após um dia e meio na Unidade de Terapia Intensiva (UTI), o prefeito foi levado para o quarto, onde passa por monitoramento das funções dos rins, pulmões e coração, e realiza, diariamente, seções de fisioterapia respiratória, e caminhadas nos corredores da unidade de saúde.

Francisco Deodato informou que para ser submetido ao novo procedimento no coração, Amazonino Mendes precisa cumprir a programação de atividades (fisioterapia e caminhadas, por exemplo) estabelecidas pela equipe médica no período pós-operação. Esta etapa encerra na sexta-feira. “Acredito que o segundo procedimento vai se realizar provavelmente na segunda-feira. A data depende do fim dessa etapa de tratamento, que encerra na sexta-feira”, comentou o secretário.

Ontem, Amazonino Mendes recebeu no hospital apenas a visita dos três filhos: Armando, Cristina e Lívia Mendes. Francisco Deodato disse que deve vir a Manaus passar o feriado da Semana da Pátria com a família, e retornará no final de semana para São Paulo. “Se confirmar a data da angioplastia, na segunda-feira eu já estarei de volta para acompanhar o procedimento”, explicou o secretário, que é amigo do prefeito.

Hoje, completam nove dias que Amazonino Mendes passou por cirurgia de revascularização do miocárdio (parede muscular do coração). O prefeito de Manaus deu entrada no Sírio-Libanês no dia 20 de agosto para fazer exames de rotina. Após submetê-lo a um exame de cateterismo, os médicos encontraram várias obstruções nas artérias do coração de Amazonino.

Procedimento

A angioplastia, procedimento a que será submetido Amazonino Mendes, não é considerado uma cirurgia, por não ser necessário realizar corte no peito do paciente. Chega-se até a artéria entupida por meio de um cateter introduzido no vaso sanguíneo na região da virilha ou do pulso, a critério médico. No ponto obstruído, é colocado um stent, espécie de mola que alarga as paredes da artéria, permitindo que o sangue circule com mais facilidade.