Publicidade
Cotidiano
Notícias

Prefeitura inicia mutirão em prol do verde no Centro de Manaus

O trabalho começou pela Praça da Saudade onde foram realizadas podas em 30 oitizeiros localizados no entorno do espaço público e se estendeu com análises de risco de queda de árvores e distribuição de mudas 05/01/2013 às 15:57
Show 1
Arthur Neto acompanha o trabalho de corte e poda no centro de Manaus
acritica.com* ---

O prefeito Artur Virgílio Neto deu início na manhã deste sábado (5) ao Mutirão de Limpeza e Manutenção da Arborização do Centro de Manaus. O trabalho começou pela Praça da Saudade onde foram realizadas podas em 30 oitizeiros localizados no entorno do espaço público. Além disso, foram realizadas análises de risco de queda de algumas árvores e distribuição de mudas. A ação conjunta envolve Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semmas), Secretaria Municipal de Limpeza Pública (Semulsp) e Secretaria Extraordinária de Requalificação do Centro, com o apoio da Amazonas Energia, reunindo mais de 150 pessoas em atuação.

O prefeito Artur Neto destacou a importância dos serviços de limpeza e manutenção da arborização e dos espaços públicos da cidade, sobretudo, neste momento em que "temos apenas um verão para a Copa de 2014".  De acordo com a titular da Semmas Kátia Schweickardt, os trabalhos se estenderão pelos próximos dois finais de semana na área central de Manaus. "A Semmas estará permanentemente atenta à situação sobretudo das árvores mais antigas, que precisam de um olhar mais cuidadoso. Vamos entrar nas ruas onde já foram identificadas árvores que apresentam ervas daninhas e verificar a necessidade de eventuais cortes, que serão compensados com o plantio de novas árvores. A requalificação do centro é uma prioridade para a cidade" afirmou.

O Diretor de Arborização da Semmas, Heitor Liberato, informou que 33 árvores do Centro apresentam infestação com erva de passarinho e precisam de tratamento. A análise de risco de queda é feita à medida em que é atestado o comprometimento do espécime. A erva de passarinho é um parasita em forma de sementes que são encontradas nas fezes dos pássaros, os quais são vetores do parasita.
Atualmente, existem 667 espaços onde podem ser colocadas novas árvores no Centro de Manaus, no perímetro das ruas Lobo Dalmada, Ramos Ferreira, Getúlio Vargas e 24 de Maio. A servidora pública Marília Gadelha, que passava pelo Centro no momento da ação, fez questão de levar uma muda ornamental para casa. Ela recebeu a muda das mãos da secretária Kátia.
O prefeito Artur Neto afirma que este é um trabalho prioritário para a cidade que deve se estender para fora da prefeitura, com parceria com órgãos do estado. Artur acompanhou as atividades juntamente com os secretários Paulo Farias (Semulsp),  Kátia Schweickardt (Semmas) e Rafael Assayag (Requalificação). Num momento de descontração, o prefeito participou de um jogo ambiental colocado à disposição pela equipe de educação ambiental da Semmas para quem passasse pela praça.

SERVIÇOS

Poda preventiva

Retirada de ervas-de-passarinho

Podas em ávores em conflito com a rede elétrica de baixa e alta tensão

Avaliação de risco de queda de ávores

Distribuição de mudas ((500 Mudas em dois dias)

Sensibilização da população do entorno sobre benefícios da arborização e os procedimentos para solicitação de corte e pode de árvore

Jogos lúdicos/ atividades educativas

Locais das ações no Centro

 Praça da Saudade

Rua Luiz Antony

Rua Ferreira Pena

Rua Ramos Ferreira

Avenida Eduardo Ribeiro 

Locais das ações no bairro da Cachoeirinha 

Avenida Castelo Branco

Avenida Carvalho Leal

 

*Com informações da assessoria de comunicação