Publicidade
Cotidiano
Notícias

'Prepara-se para o pior', diz Oficial do Corpo de Bombeiros da Alemanha sobre Copa do Mundo

Oficial do Corpo de Bombeiros da Alemanha,, Detlev Harries, receita que os órgãos do Estado trabalhem com o pior cenário possível 06/12/2012 às 08:11
Show 1
“Preparar-se para o pior não significa que ele vai acontecer”, ensina Detlev
nelson brilhante ---

“Se quisermos estar prontos para enfrentar qualquer situação que venha afetar ou tenha afetado a segurança, o primeiro passo é ter efetivos treinados em número suficiente”, alertou o Comandante adjunto do Corpo de Bombeiros de Dortmund, Alemanha, Detlev Harries, no final do Workshop Acidentes químicos, bacteriológicos, radioativos e nucleares (QBRN) e Segurança em Megaeventos para Organizações Não Policiais.

O evento, promovido pela Unidade Gestora do Projeto Copa (UGP) em parceria com a Defesa Civil do Amazonas, é um projeto do Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ).

Questionado sobre o que estaria faltando para que Manaus atenda a todos os requisitos básicos da prevenção, Herries disse que teve poucas oportunidades de ver o que existe aqui em termos de equipamentos e demais instalações nessa área. “Nossa missão é trazer a nossa experiência em Copas. O objetivo é mostrar por onde pode chegar o perigo, se pelo aeroporto, porto, estradas, enfim, é ampliar a visão de risco dos técnicos locais e o leque de situações perigosas que o evento possibilita. As ações ficam mais a cargo das autoridades locais que conhecem suas limitações”, esquivou-se Harries.

(A íntegra deste conteúdo está disponível para assinantes digitais ou na versão impressa).