Publicidade
Cotidiano
Notícias

Previdência faz atendimento itinerante no interior do AM

No momento em que o município atravessa uma grave crise financeira com a redução de recursos, devido à perda de 45% de suas terras, que foram anexadas ao vizinho Estado do Acre, o prefeito Rômulo Barbosa considera essencial o serviço prestado pelo PREVBarco 06/04/2012 às 16:34
Show 1
O atendimento visa garantir melhor condição de vida e cidadania para a população pobre de Envira
acritica.com Manaus

Cerca de 500 moradores de Envira, na calha do Juruá, estão sendo atendidos pelo PREVBarco, a agência móvel da Previdência Social, que chegou ao município no último dia 1º e permanece esta sexta-feira (6). De acordo com o prefeito Rômulo Barbosa, trata-se de um importante serviço que vai contemplar a população carente, na sua maioria, ribeirinhos que buscam os benefícios previdenciários.

No momento em que o município atravessa uma grave crise financeira com a redução de recursos, devido à perda de 45% de suas terras, que foram anexadas ao vizinho Estado do Acre, o prefeito Rômulo Barbosa considera essencial o serviço prestado pelo PREVBarco, para garantir melhor condição de vida e cidadania para a população pobre de Envira.

Em função da enorme distância geográfica do município, para outras cidades onde existem agências do INSS, os moradores de Envira ficam prejudicados, sem acesso a benefícios como auxílio-doença, pensão, aposentadoria e salário-maternidade, dentre outros. “Seria necessário prolongar a permanência da equipe, para que mais pessoas pudessem ser atendidas”, destacou o prefeito.

Além de trabalhadores da área rural, o PREVBarco também atendeu os indígenas das aldeias próximas de Envira. A equipe de funcionários da Previdência dispõe de computadores e de todo material necessário para o cadastramento de usuários e para a emissão de documentos. Enquanto aguardavam atendimento, dezenas de pessoas ocupavam as cadeiras do barco, como acontece nas agências fixas.