Publicidade
Cotidiano
Notícias

Programa apresenta aos professores o projeto Puxirum para incentivo à pesquisa nas escolas

Com o edital aberto, o Programa Ciência na Escola também busca por meio deste evento aumentar o número de professores participantes do programa realizado pelo Inpa. 25/09/2012 às 19:25
Show 1
Inpa realiza o I Purixum
acritica.com Manaus (AM)

O Programa Ciência na Escola (PCE), executado pelo Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (Inpa/MCTI), realiza na quarta-feira (26) o I Puxirum PCE, que pretende formar cerca de 500 professores das redes públicas estaduais e municipais de Manaus, incentivando-os a participar do programa.

Puxirum é de origem Tupi e significa mutirão, trabalho coletivo de um dia só. O I Puxirum acontecerá no Instituto de Educação do Amazonas (IEA), onde acontecerá uma apresentação para os professores interessados em concorrer ao edital, seguido da Oficina de Elaboração de Projetos Científicos Escolares, que será ministrada simultaneamente em 10 salas de aula, com capacidade para até 50 pessoas cada.

A oficina trabalha os principais pontos do edital que já está aberto e pode ser conferido na página oficial da Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), explicando passo a passo como elaborar um projeto científico, auxiliando assim os professores que ainda tem dúvidas e querem submeter suas propostas.

Ciência na Escola

O PCE está chegando a sua sétima edição com a meta de receber mais de 500 projetos inscritos, uma vez que são apenas 320 vagas divididas entre interior e capital. Vale ressaltar que os projetos aprovados recebem um incentivo de R$ 4.840 para desenvolverem suas pesquisas em um período de seis meses, auxiliando também alunos e professores com bolsas.

O programa é considerado pioneiro e inovador, servindo de base para outros estados e países como Minas Gerais e Portugal, onde programas semelhantes foram implantados aos moldes do PCE.

O principal objetivo do programa é viver a prática das pesquisas, levando os jovens pesquisadores ao mundo da iniciação científica, ampliando a visão dos estudantes, criando expectativas de que é possível melhorar.

Mais informações sobre o edital e sobre o PCE: http://www.inpa.gov.br/noticias/noticia_sgno2.php?codigo=2538  http://pceamazonas.com.br/2012/07/20/edital-pce-seducsemedfasitacoatiara-aberto-3/