Publicidade
Cotidiano
acritica.com

Programa Ronda no Bairro chega à Zona Sul de Manaus

Fase final do programa vai beneficiar aproximadamente 287 mil moradores em 18 bairros de Manaus 26/12/2012 às 12:47
Show 1
Governador Omar Aziz durante inauguração do Ronda no Bairro na Zona Sul de Manaus
Luana Dávila Manaus

A  zona sul  de Manaus recebe  o Programa  Ronda no Bairro, policiamento comunitário já implantado nas outras cinco zonas da capital, nesta quarta-feira(26). O governador Omar Aziz esteve presente ao evento de inauguração que ocorreu no Comando de Policiamento de Área da zona Sul (CPA-Sul). O reforço de policiamento e de viaturas na zona sul  beneficia aproximadamente 287 mil moradores em 18 bairros de Manaus. 185 viaturas serão utilizadas no trabalho desta fase do programa que vai cobrir os bairros da zona Sul.

Entre as autoridades presentes estavam o Comandante do Corpo de Bombeiros do Amazonas, Cel. Antônio Dias, o Comandante Geral da Polícia Militar, Cel. Almir David, a Secretária da Segov, Rebecca Garcia e o arcebispo metropolitano de Manaus, Dom Luiz Soares Vieira.

O Governador Omar Aziz, iniciou seu discurso  com um conselho e revelação íntima, em agradecimento ao apoio da esposa, a primeira-dama Nejmi Aziz. “Num relacionamento, se os dois se emperrarem, não dá certo. Tem que conciliar família e trabalho. Todo relacionamento tem problemas. Minha esposa é ciumenta porque sou um cara bonito. Me olho no espelho todos os dias.”

A zona sul é a última região de Manaus a receber o programa, implantado na capital pelo governador desde fevereiro de 2012. O próximo passo, segundo o governador, é aperfeiçoar, cobrar e implementar reforços no policiamento  em todas as áreas da cidade.  “Em 2010, tínhamos 50% do número de presos de hoje. Em 2012, ou seja, em apenas dois anos, esse número dobrou”, afirma Aziz.

Omar também disse que serão elaborados ‘cartões’ com nome, foto e telefone dos policiais atuantes na área, para revigorar a fiscalização e manter proximidade entre a policia e os moradores.

 Cheia do Amazonas

Produtores rurais  no  interior do Amazonas que tiveram a produção agrícola atingida pela cheia, receberam 150 milhões de reais  em doações e empréstimos do Governo do Estado, para poderem retomar os trabalhos de plantio. Foram distribuídos 10 mil para cada família, sendo que quatro mil foram doados pelo governo e os 6 mil restantes poderão ser devolvidos ao governo em até dois anos, com juros de 1% ao ano.

Incêndio com mais de 500 famílias desabrigadas, em Manaus

A previsão para entrega dos kits de eletrodomésticos para as 500 famílias atingidas pelo incêndio na comunidade Artur Bernardes é para os próximos dias. Serão doados TVs,  fogões, geladeiras e botijões.