Publicidade
Cotidiano
Notícias

Programa Ronda nos Bairros ganha reforço de 1.828 novos PMs

Durante a solenidade de nomeação dos novos agentes de segurança, o governador do Estado realizou a cerimônia de posse do novo delegado-geral de Polícia Civil, Josué Rocha de Freitas 24/05/2012 às 21:49
Show 1
Os 1.828 soldados formados são parte do efetivo admitido pelo concurso público da Polícia Militar do Amazonas, que ofereceu 2.500 vagas.
JULIANA SÁ Manaus

O Estado do Amazonas recebeu nesta quinta-feira (24) mais um reforço para o combate à criminalidade que atinge, sobretudo, os bairros da capital. Em solenidade promovida pelo Governo do Estado no Centro de Convenções de Manaus (Sambódromo), o Comando da Polícia Militar anunciou a formatura de 1.828 novos agentes de segurança pública, capacitados pelo Curso de Formação Militar promovido pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (SSP), através do Instituto Integrado de Ensino (Iesp).

Com o reforço do efetivo policial, Manaus vai experimentar a ampliação do programa Ronda no Bairro para outras zonas da cidade. O número de novos policiais é praticamente um quarto do atual efetivo da Polícia Militar, o que representa um impacto significativo nas condições de prestação de serviço de segurança da população, acredita comandante-geral da Polícia Militar, coronel Almir David.

Todos os 1.828 novos soldados serão empregados no programa Ronda no Bairro nas zonas leste, sul, centro-sul, centro-oeste e oeste. Os novos agentes serão distribuídos de imediato para iniciar estágio enquanto o programa vai sendo implantado nessas áreas, até o final deste ano, de acordo com o cronograma do planejamento estratégico da SSP, por meio da Secretaria Executiva Adjunta do programa. Completada a implantação do Ronda no Bairro em todo o território de Manaus, o policiamento cobrirá 151 setores nessas zonas da capital, somadas aos 41 já em operação na zona norte.

Na mesma ocasião, foi anunciada a posse do novo Delegado-Geral de Polícia Civil do Estado, Josué Rocha de Freitas, e do delegado-geral adjunto, Mário Aufieiro. Após agradecer pelos quatro anos de dedicação do ex-delegado-geral da Polícia Civil, Mário César Nunes, o governador do Estado, Omar Aziz, frisou que Josué Freitas assume o comando da corporação com a tarefa de unir as polícias: “O novo delegado-geral assume com a tarefa de unir as polícias para que a gente possa, juntos, fazer com que a segurança seja para toda a população amazonense. É uma missão difícil, mas não impossível de conseguir com todos os investimentos que estamos fazendo”.

 *Com informações da Agecom