Publicidade
Cotidiano
acritica.com

Projeto Horta Escolar prepara a comunidade para a educação ambiental

Os alunos começaram a fazer o acompanhamento das hortas cultivadas por meio do projeto que também incentiva os estudantes a colocarem em prática nas suas próprias casas o que aprenderam 11/12/2012 às 11:21
Show 1
Projeto Horta Escolar prepara a comunidade para a educação ambiental
Luana Dávila Manaus

O projeto Horta escolar, desenvolvido pelos alunos do Programa Ciência na Escola - PCE Amazonas, em Itacoatiara, no interior do Amazonas, traz o incentivo à preservação ambiental.  O projeto criado pela escola, tornou-se uma peça chave , integrando alunos ao meio ambiente.

Os alunos começaram a fazer o acompanhamento das hortas cultivadas pelo projeto e a aceitar o ambiente natural  criado por eles, oferecendo uma merenda escolar nutritiva. Os estudantes intensificaram suas pesquisas   sobre os alimentos que a horta oferece.

Outro ponto positivo foi a integração da escola à comunidade. De forma dinâmica, os alunos mostram  aos cidadãos como o projeto pode ajudar a melhorar a qualidade de vida na implantação de hortaliças dentro de suas casas, além dos benefícios de uma alimentação saudável.

De acordo com a coordenadora do projeto, Maria Eunice, as metas estabelecidas foram alcançadas. “A atuação dos bolsistas foi fundamental para as práticas na pesquisa. Eles  se desenvolveram com dinamismo e  passaram a se interessar mais pela escola. O desempenho escolar dos bolsistas melhorou”. afirmou.

A iniciativa trouxe a minimização da deficiência de nutrientes na alimentação dos alunos e da comunidade escolar. A prática do cultivo da horta também oferece recursos didáticos aos educadores para explorarem pedagogicamente essas experiências em suas respectivas áreas curriculares.