Publicidade
Cotidiano
Notícias

Quatro municípios do Amazonas estão em situação de atenção devido à cheia do rio Juruá

Órgão vai aos municípios afetados para um levantamento mais detalhado da situação 05/01/2012 às 16:23
Show 1
Cheia do rio Juruá registrada em 2009, pela prefeitura de Eirunepé
acritica.com Manaus

O Subcomando de Ações de Defesa Civil (Subcomadec), órgão do governo do Amazonas, divulgou nota nesta quinta-feira (05) informando que quatro municípios do Estado estão em situação de atenção devido ao nível acima da média do rio Juruá: Eirunepé, Ipixuna, Grajará e Envira. Este último é banhado pelo rio Envira, que é afluente do rio Juruá.

A nota contesta matéria publicada nesta quinta-feira por um portal de notícias nacional na qual dizia que o número de municípios em situação de atenção no Amazonas é de 23.

Segundo a nota, a Defesa Civil Estadual orientou os órgãos de Defesa Civil dos quatro municípios, quanto as ações de primeira resposta, caso haja agravamento do fenômeno. A Defesa Civil do Estado também vai enviar técnicos aos municípios afetados para um levantamento mais detalhado da situação, mas não informou a data.

A Defesa Civil disse ainda que o Centro de Monitoramento Ambiental do Subcomadec, em parceria com órgãos de meteorologia como o Sistema de Proteção da Amazônia (Sipam), identificou que a área vem recebendo influência do fenômeno La Niña e de uma Zona de Convergência do Atlântico Sul.

Estes fenômenos causaram alteração do comportamento climático e hidrológico e consequente antecipação do período de chuvas na região do Juruá, previsto para o final de janeiro e meses seguintes.

Conforme a nota, as demais calhas dos rios do Estado também são monitoradas diariamente pelo Subcomadec e apresentam elevação gradual, dentro da normalidade.