Publicidade
Cotidiano
Notícias

Rede amazonense de restaurantes em fase de expansão

Um ano após anunciar a adoção do modelo de franquias, a rede amazonense Picanha Mania comemora a decisão acertada. Oito contratos foram assinados e outros estão em negociação 24/06/2012 às 10:20
Show 1
Visitação no stand da Picanha Mania durante a ABF Franchising Expo 2012 surpreendeu
jornal a crítica Manaus

A rede amazonense de restaurantes Picanha Mania está em plena fase de expansão. Após lançar-se no sistema de franchising no ano passado, a rede se prepara para iniciar as primeiras operações com franqueados. Trata-se da primeira franquia que nasce no Amazonas e se espalha por várias regiões.

Até agora, foram fechados oito contratos para abertura de restaurantes da marca em cinco Estados. Nos próximos seis meses, pelo menos duas unidades serão abertas. Uma delas será em Manaus, no Millennium Shopping. A cidade já tem restaurantes contratados para os shoppings Ponta Negra (zona Oeste), em construção, e Shopping Cidade Nova (zona Norte), em fase inicial de comercialização.

Em São Luís, capital maranhense, o projeto já está na etapa de desenvolvimento arquitetônico. Também estão previstas lojas para Porto Velho (RO), Boa Vista (RR), Imperatriz (MA), Piracicaba (SP) e São José dos Campos (SP).

Convite
O gerente de franquia da rede, José Alves, revela que, além das lojas franqueadas, uma unidade própria será montada em Campinas (SP), no Shopping Parque Dom Pedro, o maior shopping da América Latina. “O detalhe é o que o convite nos foi feito pelo shopping. Nós não fomos atrás. Foi uma negociação bastante adequada”, comenta Alves.

Segundo o gerente, a instalação de uma loja própria em São Paulo também tem como objetivo dar suporte à expansão da marca naquele Estado, onde o potencial para novos restaurantes é gigantesco.

Alves comemora o sucesso da empresa no modelo de franquia, resultado de uma decisão estratégica tomada em 2010 e efetivada em 2011. A rede já está associada à Associação Brasileira de Franchising (ABF) e o novo modelo de negócio foi formatado com apoio de consultoria especializada.

A expansão deve ganhar ainda mais velocidade com a divulgação da marca em grandes eventos como a ABF Franchising Expo 2012, que aconteceu de 13 a 16 de junho no Expo Center Norte, em São Paulo. A visitação no stand do Picanha Mania e o interesse manifestado por possíveis parceiros surpreendeu a direção da empresa.

Vale ressaltar que o lançamento da empresa no sistema de franchising aconteceu durante a feira da  ABF do ano passado, o que resultou nos contratos já assinados. A partir da feira deste ano, novas negociações já foram iniciadas.

Retorno garantido
Números da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel) atestam o bom momento para investimentos no ramo de alimentação. O panorama geral da economia é francamente favorável a esse tipo de empreendimento e acompanha o aquecimento dos mercados impulsionados pelo crescimento da classe B e aumento do poder de compra da classe C.

De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), todos os dias são mais de 57 milhões de brasileiros comendo fora de casa, o que possibilita, num curto espaço de tempo, o retorno do capital investido em franquias de alimentação.

A rede Picanha Mania oferece aos candidatos a franqueados suporte pré-operacional e acompanhamento contínuo após a abertura, com projeto arquitetônico, estratégias de marketing de abertura e consultoria de campo.

Origem
O Picanha Mania surgiu em 2005. Logo de cara, a churrascaria trouxe um diferencial de peso: a picanha no bafo.

Novas lojas
Em 2009, duas novas lojas próprias foram abertas. No ano seguinte, outras duas.

Franquias
Em 2011, a rede lançou-se no franchising.