Publicidade
Cotidiano
PESQUISA

Referência em cancerologia, A.C. Camargo premia FCecon por pesquisa

O trabalho ficou em segundo lugar em um universo de 30 temas expostos, em julho, durante o 3º Curso de Biologia Celular e Molecular do Câncer, ofertado pela instituição, que hoje é considerada uma das maiores referências em cancerologia no Brasil. 10/08/2017 às 15:01 - Atualizado em 10/08/2017 às 15:03
Show sdfsdf
O trabalho premiado pelo A.C. Camargo tem como autor o acadêmico de farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Felipe Luz Torres Silva (Foto: Divulgação/Assessoria)
acritica.com

A pesquisa intitulada ‘Prevalência de genótipos do HPV e co-infecção com epstein-barr vírus (EBV) em tumores malignos de pênis’, desenvolvida pela Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), no âmbito do Programa de Apoio à Iniciação Científica (Paic), foi premiada pelo A.C. Camargo Câncer Center (SP). O trabalho ficou em segundo lugar em um universo de 30 temas expostos, em julho, durante o 3º Curso de Biologia Celular e Molecular do Câncer, ofertado pela instituição, que hoje é considerada uma das maiores referências em cancerologia no Brasil.

O resultado da pesquisa e de outros 34 trabalhos estão sendo apresentados a uma banca de doutores para avaliação, durante a Jornada Científica Paic 2016/2017, que iniciou nesta quinta-feira, 10, e encerra amanhã, no auditório da FCecon (rua Francisco Orellana, Dom Pedro, zona Centro-Oeste de Manaus). O trabalho premiado pelo A.C. Camargo tem como autor o acadêmico de farmácia da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), Felipe Luz Torres Silva, orientado pela farmacêutica-bioquímica da FCecon, Dra. Valquiria do Carmo Alves Martins.

Outro destaque da sexta edição da Jornada Científica é o projeto de pesquisa ‘Avaliação da prevalência de infecção por HPV associada ao carcinoma escamoso de cabeça e pescoço tratados cirurgicamente na FCECON no período de 2016 a 2017’, desenvolvido pela acadêmica de medicina da Ufam, Pauline Viapiana, orientanda da odontóloga da Fundação, Dra. Lia Ono. O resultado foi apresentado durante  curso de inverno em Oncologia Molecular, ocorrido no Hospital do Câncer de Barretos (SP), também no mês de julho, do qual participaram os alunos do programa da FCecon, Pauline Viapiana e Felipe Torres, após processo seletivo pela unidade de referência.

Jornada Científica FCecon

A 6ª Jornada Científica da FCecon traz pesquisas com temas variados relacionados à oncologia, desenvolvidos por acadêmicos das mais diversas áreas da saúde, supervisionados por 12 doutores e 17 mestres da instituição.

Lançado em 2011 na FCecon, o Paic já inseriu cerca de 220 universitários na área científica em oncologia, com o apoio direto da Fundação de Amparo à Pesquisa do Amazonas (Fapeam). Na última semana, 35 novos trabalhos foram iniciados na edição 2017/2018 do programa, coordenado na instituição pela Diretoria de Ensino e Pesquisa.

“Essas pesquisas projetam a fundação no meio científico, fortalecendo os grupos de pesquisa e dando mais visibilidade à oncologia e ao nosso hospital, já que somos a unidade de referência na Amazônia Ocidental. Hoje, podemos nos considerar um grupo em consolidação e focado nas características da nossa área e região”, explicou a diretora de Ensino e Pesquisa, Dra. Kátia Luz Torres.

CNPq

A FCecon trabalha com quatro grupos de pesquisas cadastrados no diretório do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), um dos principais órgãos federais fomentadores na área. As linhas adotadas têm como principais características, o perfil de trabalho da instituição, que abrange os seguintes temas: oncologia cirúrgica, oncologia clínica, aspectos multimodais do câncer e as bases biológicas e moleculares do câncer (genética). “Os resultados se refletem na melhoria da assistência ao paciente, com a atualização de protocolos e a aplicação de novas tecnologias, além de nos conferir mais know-how”, concluiu.

*Com informações da assessoria de comunicação.