Publicidade
Cotidiano
Notícias

Regularização de título de Eleitor vai até dia 9 de maio

Com a proximidade do final do prazo, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas vai ampliar o horário de atendimento para o dia todo, a partir deste mês 07/04/2012 às 19:23
Show 1
Quem deseja votar neste ano precisa correr
Acritica.com Manaus

O 9 de maio é o dia D para os eleitores interessados em votar nas eleições 2012. Eles têm 32 dias para regularizar o cadastro com a Justiça Eleitoral. Com a proximidade do final do prazo, o Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas (TRE-AM) vai ampliar o horário de atendimento para o dia todo, a partir deste mês.

Pelo calendário eleitoral, o 9 de maio marca o último dia para o eleitor requerer a primeira via do título, solicitar transferência de domicílio (mudar a cidade em que vota) ou ainda pedir alteração da seção em que vota.

A Lei nº 9.504/1997 determina que o cadastro de eleitores em ano eleitoral encerre 150 dias antes do pleito. A votação deste ano  está marcada para o dia 7 de outubro.

A Central de Atendimento ao Eleitor funciona de 7h às 13h, de segunda a sexta, num prédio anexo ao do TRE-AM, na avenida André Araújo, Aleixo. A partir de abril, a Central vai funcionar de 7h às 18h. No interior, os cadastros e a regularização do título podem ser solicitados nos cartórios eleitorais.

O prazo para tirar a primeira via do título é de interesse, sobretudo dos adolescentes que irão completar 16 anos até o dia 7 de outubro. A legislação eleitoral garante a eles o direito ao voto, sem que estejam obrigados a votar.

Os eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida também tem até o dia 9 de maio para solicitar transferência para seção eleitoral especial. Estes, no entanto, terão até o dia 9 de julho para comunicar à Justiça Eleitoral as necessidades para que o TRE-AM providencie os meios e recursos para o exercício ao voto.

Documentos

Quem vai tirar o título eleitoral pela primeira vez deve levar um documento de identificação (como RG, CTPS, Carteira Profissional, Certidão de Nascimento ou de Casamento). Também é necessário comprovante de residência e o CPF. Os homens maiores de 18 anos, deverão apresentar a prova de quitação com as obrigações militares.