Publicidade
Cotidiano
Notícias

Secretaria de Segurança Pública apresenta tecnologias no combate ao crime na 39ª Expoagro

As polícias Civil e Militar, Corpo de Bombeiros e Departamento Estadual de Trânsito (Detran) estarão reunidos em um espaço de 180 metros quadrados, próximo a praça principal do parque de exposições com seus próprios stands de apresentações. 23/11/2012 às 21:02
Show 1
Policiamento será feito com 400 homens da PM
acritica.com Manaus (AM)

As novas tecnologias usadas no combate à criminalidade e as ações educativas-sociais desenvolvidas pelo Sistema de Segurança Pública do Amazonas estarão sendo divulgadas na 39ª Feira de Exposição Agropecuária do Amazonas (Expoagro), que acontece de 24 de outubro a 2 de novembro, no parque de exposições Eurípedes Lins, no bairro Santa Etelvina, na  Zona Norte de Manaus.

O evento deve reunir 800 expositores e cerca de 600 mil pessoas, de acordo com estimativas do Governo do Amazonas.

Pelo menos 60 profissionais devem atuar no local com orientações, exposições e distribuição de material educativo dos programas sociais: Formando Cidadão, Previne, Proerd, Pró-Vida, Equoterapia e Inclusão Digital.

O secretário de Segurança Pública, coronel PM Paulo Roberto Vital de Menezes, destaca que essa aproximação da comunidade com a polícia é primordial para selar essa nova fase de policiamento comunitário. “É importante que a sociedade conheça como estamos trabalhando para garantir a paz e segurança de todos”, explicou.

Tecnologia

No quesito tecnologia, veículos do programa Ronda no Bairro, implantado esse ano na capital do Amazonas serão mostrados. As viaturas são equipadas com seis câmeras de monitoramento na parte interna e externa, computador para acesso ao SISP e GPS.

O Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) montará uma base de operações para demonstrar como funciona o atendimento emergencial da PM, que vai desde o cadastro da denúncia pelo 190, até o deslocamento da viatura ao local da ocorrência. Dez câmeras de vigilância estão sendo instaladas de forma estratégia em diversos pontos da Feira, e a população poderá acompanhar em tempo real, no stand do Ciops, o monitoramento das imagens.

No campo social, a equipe do Programa de Redução da Violência, do Uso de Narcóticos e Entorpecente (Previne), coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, mostrará o trabalho de capacitação desenvolvido na capital e no interior do Amazonas, durante nove anos.

De acordo com a coordenadora do Previne, Edméia Holanda, a meta é também orientar as famílias que visitarem o portal da segurança.”Nós vamos entregar panfletos sobre o mal causado pelo tabagismo, álcool e drogas ilícitas e alertar os pais  sobre a importância da educação dos filhos para que não se envolvam com a criminalidade”, disse.

Policiamento reforçado

Durante os nove dias da Expoagro, a Polícia Militar vai empregar 400 policiais militares, divididos por turno, no policiamento ostensivo a pé, motorizado e com a cavalaria. Segundo o comandante de policiamento Metropolitano (CPM), tenente-coronel Gouvêa, os policiais estarão no perímetro interno e externo do parque de exposições. “Assim como nos anos anteriores, o nosso efetivo estará 24h no local para garantir a segurança dos expositores e do público que deve prestigiar o evento”, disse