Publicidade
Cotidiano
Notícias

Secretário de Saúde do AM vai à Brasília falar com ministro sobre investimentos para o Estado

Entre assuntos na pauta estão investimentos para a Fundação Cecon e o credenciamento do Amazonas para a realização de transplantes cardíacos 19/01/2016 às 12:25
Show 1
Reunião entre o secretário Pedro Elias e o ministro acontecerá às 15h (horário Brasília)
ACRITICA.COM Manaus

O secretário estadual de Saúde (Susam), Pedro Elias de Souza, vai à Brasília nesta quarta-feira (20) para conversar com o ministro da Saúde Marcelo Castro sobre investimentos para o Estado.

Entre os assuntos na pauta do encontro estão investimentos para a Fundação Centro de Controle de Oncologia do Amazonas (FCecon), o credenciamento do Amazonas para a realização de transplantes cardíacos, entre outros. A reunião acontecerá às 15h (horário Brasília), na sede do Ministério da Saúde.

“Quando o ministro esteve no Amazonas, em novembro passado, para evento em Tabatinga, tivemos uma conversa prévia sobre envolvendo estes temas. Ele disse que gostaria de aprofundá-los e, na semana passada me ligou, marcando a reunião para esta quarta-feira”, explicou Pedro Elas.

A Fundação Cecon faz diagnóstico e tratamento de câncer para a Amazônia Ocidental. Segundo o Governo do Estado, uma série de medidas será implementanda na FCecon frente à demanda crescente pelos serviços da instituição.

“Quero apresentar ao ministro de forma mais detalhada as informações que demonstram a importância da FCecon não apenas para o estado, mas para toda a região, pois hoje recebemos pacientes para tratamento oncológico até dos países fronteiriços. O Governo do Amazonas tem procurado priorizar investimentos na instituição, mas o Governo Federal tem programas que podem ajudar no fortalecimento deste serviço que é tão essencial”, disse Pedro Elias.

O secretário disse que o Amazonas apresentou um projeto básico e foi contemplado no Programa de Expansão da Radioterapia no SUS, lançado pelo Ministério da Saúde. “Iremos receber do Ministério um acelerador linear utilizado para o tratamento do câncer com radioterapia. Será o nosso segundo equipamento do tipo, já que o Estado está finalizando os preparativos para colocar em funcionamento um primeiro acelerador, adquirido com recursos de convênio federal e contrapartida do Estado”, explicou o secretário.

Outro assunto que o gestor amazonense deve tratar com o ministro Marcelo Castro é o processo de credenciamento do programa de transplante cardíaco, na Fundação do Coração Francisca Mendes. O processo está tramitando no Ministério desde o ano passado, aguardando a homologação.

“Além destes assuntos mais voltados para os interesses do Estado, vou aproveitar a reunião com o ministro para discutir um tema que é de grande importância para o conjunto dos estados da região Norte, que é a revisão da tabela MAC (Média e Alta Complexidade)”, destacou Pedro Elias. Hoje, os estados da região Norte recebem repasses inferiores ao restante do país e reivindicam um alinhamento desses valores.

Além disso, outro tema que o secretário pretende debater com o ministro da Saúde é as estratégias visando ao fortalecimento das ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue, chikungunya e Zika vírus.

*Com informações da assessoria de imprensa