Publicidade
Cotidiano
Notícias

Seduc diz que escolha de local para trabalhar não estava prevista no edital para professores

Secretaria informou que o atendimento presencial é a oportunidade que os docentes tem de optar pela lotação de sua preferência, entre as disponíveis, nos termos do edital do concurso público que eles realizaram; professores chegaram a acampar no órgão nesta segunda (18) para garantir vagas  19/01/2016 às 16:49
Show 1
Os professores passaram a noite de segunda (18) aguardando atendimento que começava somente às 8h desta terça (19)
Lucas Jardim Manaus (AM)

Após professores de História acamparem na sede da Secretaria de Estado de Educação (Seduc), localizada na Avenida Waldomiro Lustosa, nº 250, bairro Japiim 2, Zona Sul de Manaus, na noite desta segunda-feira (18), o órgão informou que, de fato, o atendimento é a oportunidade que os docentes tem de optar pela lotação de sua preferência, nos termos do edital do concurso público que eles realizaram (Edital nº 01 de 13 de Junho de 2014).

Em nota, a pasta informou que, enquanto o edital garante a docentes a lotação na cidade que eles ou elas residem, ele não dá a liberdade para que o(a) profissional escolha de antemão a unidades de ensino, bairro ou zona da cidade em que deseja atuar.

Essa definição tem base na necessidade existente, verificada pelo órgão e repassada para os professores no atendimento que vem sendo feito, dando então a eles a opção de escolher dentre as vagas restantes baseado no critério de sua conveniência.

Balanço e futuro

No documento, a Seduc também informou que vem atendendo cerca de 275 professores por dia desde o último dia 11 de janeiro, com cada disciplina tendo um dia específico para comparecimento.

Segundo o órgão, do dia 11 até esta segunda-feira (18), um total de 1.579 profissionais das áreas de Educação Física, Matemática, Física, Sociologia, Filosofia, Química, Educação Especial, Libras, Artes, Língua Inglesa, Ciências, Biologia, Língua Espanhola, Ensino Religioso, Geografia, Metodologia e Língua Portuguesa foram convocados. Desse número, 1.010 foram atendidos e 569 não compareceram no dia especificado para o seu atendimento.

A Seduc informou ainda que os próximos são os professores aprovados para atuar como docentes no Ciclo do Ensino Fundamental, com os aprovados entre a 80ª a 401ª posição devendo comparecer nesta quarta-feira (20), e os aprovados entre a 402ª e 723ª posição, nesta quinta-feira (21).

O acampamento

Na noite desta segunda-feira (18), vários professores acamparam na sede da Seduc para garantir a melhor chance de conseguir um local de trabalho perto de casa.

Já às 22h, aproximadamente 100 pessoas estavam dentro do auditório da pasta. Os professores, aprovados no concurso público de 2014 e convocados em 2015, aguardaram a noite toda pelo atendimento que começava somente às 8h desta terça-feira (19).