Publicidade
Cotidiano
Notícias

Seguro DPVAT será parcelado para motos, triciclos, ônibus e micro-ônibus

Os  proprietários destes veículos serão alertados, em campanha, como proceder. Não haverá parcelamento de débito atrasados e para primeiro emplacamento     06/12/2012 às 18:02
Show 1
Mais de 206 mil motociclistas poderão usufruir do parcelamento.
acritica.com* ---

O Governo do Amazonas, por meio do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-AM), adotará, em 2013 , o pagamento parcelado do Seguro Obrigatório de Danos Pessoais causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (DPVAT) para os proprietários de motocicletas, triciclos, ônibus e micro-ônibus.

O seguro poderá ser parcelado em até três vezes. No Amazonas, mais de 206 mil motociclistas poderão usufruir do parcelamento.

De acordo com a diretora-presidente do Departamento Estadual de Trânsito do Amazonas (Detran-AM), Mônica Melo, a possibilidade do parcelamento trará ganho tanto para os beneficiários, que hoje atrasam o recolhimento do seguro porque não dispõem do valor integral, no ato do licenciamento,  quanto ao Sistema Único de Saúde (SUS), que fica com 45% do valor arrecadado com o DPVAT, e que terá um aumento no volume de recursos arrecadados.

Mônica Melo esclarece que não haverá parcelamento de débitos atrasados e também para o primeiro emplacamento. Segundo ela, neste primeiro ano de implantação do parcelamento do DPVAT, o proprietário terá de requerer o benefício no site da Seguradora Líder (http://www.seguradoralider. com.br/), entretanto, a partir de 2014, o parcelamento passará a ser feito diretamente nos Detrans.

Orientação - O Detran-AM também vai realizar uma serie de ações para informar os proprietários sobre os procedimentos para solicitar o parcelamento do pagamento do seguro obrigatório. Mônica Melo informa que o órgão enviará informações sobre o assunto nas notificações de licenciamento e fará uma campanha de divulgação por meio de cartazes e folders que serão distribuídos aos proprietários e usuários dos serviços do Detran-AM. O órgão também manter um link com o serviço em seu site.

O diretora-presidente do Detran-AM recomenda que os proprietários que optarem pelo parcelamento do DPVAT, deverão solicitar o   benefício com, no mínimo, 72 horas de antecedência ao último dia útil do mês de vencimento.

 *Com informações da assessoria de comunicação