Publicidade
Cotidiano
Notícias

Seinfra conclui obras da Biblioteca Pública do Estado

Após inúmeros atrasos, a Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) divulga que a obra de restauro da Biblioteca Pública do Estado foi concluída. 25/10/2012 às 19:27
Show 1
Prédio da Biblioteca Pública do Amazonas está fechado há cinco anos
acritica.com Manaus (AM)

A Secretaria de Estado de Infraestrutura (Seinfra) anuncia nesta quinta-feira (25) que as obras complementares de recuperação e restauro realizadas no prédio histórico da Biblioteca Pública do Estado foram finalizadas e o cronograma de trabalho está concluído.

Dentre os principais serviços concluídos está a troca completa de toda a cobertura antiga do prédio por novas telhas de tipologia do século passado confeccionadas especialmente para atender aos requisitos do prédio histórico. A acessibilidade foi outra marca da obra, com a recuperação do elevador, que permitirá que pessoas com necessidades especiais frequentem os pavimentos superiores do edifício.

Contexto da Obra

A ideia de recuperar e restaurar o prédio público surgiu em 2008 quando a Seinfra em conjunto com a Secretaria do Estado de Cultura (SEC) elaboraram o projeto, o que foi feito e em setembro de 2009 foi dada a ordem de serviço.

Após o início das obras a empresa vencedora do certame licitatório ficou responsável pela recuperação até o segundo semestre de 2011, quando a Seinfra analisou que a referida empresa não terminaria as obras e iniciou processo administrativo aplicando multas e penalidades que resultou em tornar a referida empresa inidônea, ou seja, impedida de participar por dois anos de novas licitações. As obras então ficaram paralisadas e com isso, a fiscalização dos serviços.

Pensando nisso Seinfra e SEC ser reuniram em janeiro de 2012 com seus técnicos de engenharia para juntos determinarem os serviços que deveriam ser levantados fisicamente para dar continuidade e entrega deste prédio a comunidade.

 A Seinfra informou ainda que todos os serviços estão concluídos e foram recebidos integralmente pela sua área de fiscalização, atendendo todos os itens do contrato.Todas as informações são própria secretaria.