Publicidade
Cotidiano
ATENÇÃO

Conheça seis dicas importantes para se dar bem em concursos públicos

Está se preparando para disputar alguma vaga concorrida? Veja o que dizem especialistas como aproveitar melhor o tempo e fazer uma boa prova 14/11/2017 às 10:25 - Atualizado em 14/11/2017 às 11:09
Show concurso
Foto: Arquivo A Crítica
Ag. Conversion

Muitas pessoas possuem o sonho de passar em um concurso público, seja pela estabilidade que o emprego propicia ou pela vontade de servir a sociedade. Entre as carreiras mais promissoras e concorridas está a área do direito, com concursos para diversas esferas do judiciário. A tão sonhada vaga, no entanto, é conquistada com muito estudo e esforço, já que a concorrência é muito grande. Confira, abaixo, seis dicas para alcançar esse objetivo:

Planeje-se

O planejamento é fundamental para um bom resultado, independentemente do concurso que você deseja prestar. Nessa fase, você deve ler com muita atenção todo o edital para saber as informações básicas do certame. É nesse documento, também, que estarão as disciplinas cobradas que você deve estudar. Depois disso, elabore um cronograma de estudos realista de acordo com a sua rotina, com dias e horários estabelecidos para você se dedicar.

Gerindo o próprio tempo

Essa dica está atrelada ao planejamento. É crucial gerenciar o tempo que você tem para estudar a fim de não desperdiçá-lo. Cronometre o tempo que você gasta para fazer exercícios e o  tempo de estudo. Organizar o material de estudo com antecedência e o ambiente no qual você vai estar também é importante para que você não perca tempo.

Estabeleça metas

Quando você sabe onde quer chegar e em quanto tempo, tudo fica mais fácil. Estabeleça metas para a conclusão do estudo de alguma matéria ou assunto. Essa divisão pode ser diária, semanal ou mensal. Ela deve ser feita para guiar o seu caminho até o objetivo final, mas o ideal é que as grandes metas sejam divididas em pequenas partes. Dessa forma, você consegue mensurar seu progresso e quanto falta para o término dos estudos para o concurso.

Crie um método de estudo

Não existe um método de estudo que seja aplicável para todos os tipos de pessoa. Cada indivíduo tem uma forma própria de absorver conteúdo. Por isso, procure saber quais métodos de estudo funcionam melhor para você. Apesar disso, existem algumas formas de estudo que são mais efetivas do que outras. De acordo com uma pesquisa publicada pela Association for Psychological Science, os métodos com maior efetividade são os seguintes:

- Testes práticos: nada mais é do que realizar exaustivamente exercícios sobre o assunto que você está estudando. É fundamental, portanto, fazer o máximo de questões de concurso que você puder.           

- Prática distribuída: esse método consiste em criar um cronograma de estudos espaçado, ou seja, com muita antecedência antes da prova. Estudar na véspera ou poucas semanas antes não é eficiente, ainda mais em provas cujo conteúdo é muito denso, como em um concurso.

Use a tecnologia a favor

A internet está repleta de conteúdo de qualidade sobre concursos. São diversos exercícios, videoaulas, textos e materiais pagos e gratuitos sobre diferentes tipos de concurso. Basta fazer uma busca no Google para encontrar esses materiais. Você também pode baixar aplicativos para smartphone que te ajudam a organizar os estudos e ainda de quebra oferecem um banco recheado de questões dividido por disciplinas e concursos para você treinar seus conhecimentos.

Descanse

Por fim, descanse. Ao contrário do que muitos acham, quantidade não é qualidade. Ficar durante muitas horas ininterruptas estudando pode não ser benéfico. O ideal é fazer pausas. Faça exercícios e atividades físicas e reserve um tempo para você relaxar e se desligar dos estudos.

Publicidade
Publicidade