Publicidade
Cotidiano
Cotidiano, Ciência e Tecnologia, Semana de C&T, Secti, Prodam, Amazonas Digital

Semana Nacional de C&T terá palestras sobre o programa Amazonas Digital

Coordenado pela Prodam, o Projeto Amazonas Digital será apresentados a sete municípios,  no período de 15 a 20 de outubro 11/10/2012 às 16:31
Show 1
Largo São Sebastião é um dos 30 pontos em Manaus onde o internauta pode utilizar a internet grátis
acritica.com Manaus

O município de Coari – localizado a 370 quilômetros de Manaus -, será o primeiro a receber a partir da próxima segunda-feira (15), o ciclo de palestras sobre o programa Amazonas Digital, realizado em sete cidades, como parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia. As palestras serão ministradas por profissionais da empresa Processamento de Dados do Amazonas (Prodam).

Realizada no período de 15 a 21 de outubro, a Semana Nacional de C&T acontece no Brasil desde 2004 e tem tido um êxito grande com uma participação crescente de pessoas, instituições de pesquisa e ensino e municípios. Em 2011, foram realizadas cerca de 16 mil atividades, em 654 municípios brasileiros.

De acordo com o líder do projeto Amazonas Digital da Prodam, Guilherme Moraes, as palestras abordarão projetos de inclusão digital do Governo do Amazonas, como o próprio Amazonas Digital e a Rede Estadual de Telecomunicações.

“Estas palestras acontecerão nos espaços da Universidade do Estado do Amazonas (UEA), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e do Instituto Federal do Amazonas (Ifam).

Além de Coari, os municípios de Itacoatiara (16); Presidente Figueiredo (18); Tabatinga (18); Manacapuru (19); Maués (19) e Tefé (20) receberão palestras. Ao todo, 263 instituições participam da Semana de C&T no Amazonas, em 61 cidades.

A Prodam participa da semana realizando palestras em escolas e centros comunitários de municípios que contam com o programa de inclusão digital, o Amazonas Digital, que disponibiliza internet sem fio gratuitamente e, ainda, dicas de como fazer bom uso da rede. 

Atualmente, o Amazonas Digital tem 140 pontos no Estado, sendo 30 deles em Manaus e 110 em 15 municípios do interior. A meta é que até o final de 2013 haja no Amazonas 500 pontos de acesso ao programa através do sinal wireless (wi-fi).

Sobre a Semana
Considerado o maior evento da área, a Semana Nacional de C&T é promovida pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). No Amazonas, é coordenada pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti-AM). Para a realização do evento, a SECTI-AM já conta com cerca de 50 instituições parceiras.

As ações voltadas à difusão do conhecimento serão realizadas em diversos lugares da capital e nos 61 municípios do interior do Estado, a exemplo do que ocorreu em 2011.